Um enigma cutâneo-articular: artrite de Poncet ou síndrome de Löfgren?
Antoine Poncet descreveu uma forma de artrite reacional secundária à tuberculose, que pode mimetizar artrites inflamatórias, sendo subdiagnosticada por raridade e desconhecimento desta entidade clínica. A sarcoidose é uma doença inflamatória sistêmica com predileção pelos pulmões, podendo apresentar-se com a tríade de poliartrite, adenopatia hilar e eritema nodoso – síndrome de Löfgren.
Apreciar uma entidade clínica pouco reconhecida, cuja incidência é subestimada em nosso meio.
Relato de caso com base em informações contidas no prontuário da paciente.
Paciente feminina, 52 anos, foi atendida com sudorese noturna e odinofagia há dois dias. Usou antiinflamatório e antibiótico por sete dias, sem êxito e com surgimento de tumoração submandibular esquerda, dolorosa e endurecida, febre vespertina diária, anorexia e fadiga. Seguiram-se a estas queixas tosse seca e dispneia, além de achados clínicos ao exame físico compatíveis com artrite de tornozelos, eritema nodoso pré-tibial e adenomegalia de três centímetros, fixa, dolorosa e endurecida em ângulo esquerdo da mandíbula, sem sinais flogísticos. Hemograma, provas inflamatórias, ácido úrico, enzima conversora de angiotensina (ECA), DHL, FAN, látex, Anti-CCP e sorologia para HIV nada evidenciaram. Ultrassonografia da tumoração foi compatível com linfonodo de 2,8x1,5cm. Tomografia de tórax sugeriu processo infeccioso em lobo inferior esquerdo, sem adenopatia hilar. Teste de Mantoux negativo. Citologia da PAAF do linfonodo mostrou linfadenite granulomatosa necrotizante, sugerindo tuberculose. Pesquisa de BAAR, reação em cadeia da polimerase para Bacilo de Koch e cultura da amostra foram negativas. Biópsia de linfonodo apresentou resultado semelhante à PAAF. O diagnóstico de artrite de Poncet foi estabelecido, com início de tuberculostáticos e prednisona, com melhora total do quadro.
A distinção entre artrite de Poncet e síndrome de Löfgren representa um desafio na clínica, uma vez que compartilham os sintomas de febre, eritema nodoso, artrite de tornozelos, astenia e tosse seca. Apesar do teste de Mantoux anérgico e ausência do bacilo nos exames realizados, as alterações tomográficas, citológicas e histopatológicas associadas a excelente resposta terapêutica tornam o diagnóstico de tuberculose mais provável. Pela semelhança e raridade em suas apresentações clínicas, o médico deve estar atento ao diagnóstico diferencial, uma vez que a indicação correta do tratamento será fundamental para o êxito do desfecho clínico.
artrite, poncet, tuberculose, Löfgren
Clínica Médica
Hospital das Clínicas UFPE - Pernambuco - Brasil
Clézio Cordeiro Sá Leitão, Maria Teresa Sampaio Sousa Lira, Felipe Morais Lima, Camilla Maria Alencar Saraiva