Eventração diafragmática simulando pneumonia
Eventração diafragmática é uma condição rara definida como uma elevação anormal de parte ou de todo o hemidiafragma, cuja incidência é de 1:10.000 nascidos vivos. O quadro clínico varia de assintomático a infecções de repetição e sintomas gástricos, podendo ser confundida com pneumonia, como acontece neste caso.
Relatar o caso de uma criança do sexo masculino de 3 meses de idade portadora de eventração diafragmática direita.
O estudo realizado é uma descrição de caso cujas informações foram obtidas através de revisão do prontuário, registro de exames que o paciente foi submetido, entrevista com os pais e revisão de literatura.
Lactente de 3 meses com quadro de resfriado leve, avaliado no pronto socorro com coriza e pouca tosse, sem febre, sem desconforto respiratório ou queda do estado geral. No atendimento foi realizado radiografia de tórax que mostrou elevação da cúpula diafragmática a direita. Interpretado como pneumonia de lobo inferior direito foi indicada internação com administração de antibiótico - Ceftriaxona. Após 7 dias de antibiótico terapia, sem alterações clínicas com aspecto radiológico mantendo a imagem, recebeu alta onde foi avaliado ambulatorialmente com a suspeita de eventração diafragmática, que foi confirmada pela tomografia de tórax, a qual mostrou elevação importante da cúpula diafragmática direita.
A importância de fazer o diagnóstico diferencial desta enfermidade com outras patologias, destacando neste caso a diferença com um quadro de pneumonia, que é uma ocorrência muito frequente em todas as idades. Nos casos assintomáticos de eventração, realiza-se acompanhamento regularmente e nos sintomáticos com infecções respiratórias de repetição, sintomas de dispepsia ou falência do ganho de peso e altura, a plicatura diafragmática é o tratamento de escolha.
Eventração diafragmática; hérnia diafragmática; malformações do diafragma
Clínica Médica
NATHALIA INGRID BOER, LIVIA FONSECA CAVALHERO, CLÉBER EDUARDO FRANCHIN SANTOS