Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Investigação diagnóstica da ascite com aspecto quiloso

Fundamentação/Introdução

Entidade clínica pouco freqüente, ocorrendo em 1:50.000 a 1:100.000 de admissões hospitalares representada pelo acúmulo de líquido ascítico de aparência leitosa, com conteúdo de triglicerídeos maior que 1000 mg/dl ou 2 a 8 vezes acima do nível plasmático.

Objetivos

Por meio deste estudo ressaltamos como iniciar investigação da ascite com aspecto quiloso num pronto socorro com intuito de destacar as principais etiologias e agilizar o tratamento específico para determinada causa. Neste caso representou manifestação inicial de neoplasia renal.

Delineamento e Métodos

Compreende um relato de caso que ocorreu num serviço de emergência do estado de São Paulo, onde passou por investigações posteriormente na enfermaria do mesmo serviço através de anamnese, paracenteses diagnostica e de alívio, exames laboratoriais e de imagem.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Na admissão, paciente apresentava aumento do volume abdominal, dor abdominal difusa de forte intensidade, edema 4+/4+ em membros inferiores e icterícia 2+. Com historia crônica e diária de etilismo, tabagismo e uso de entorpecentes. Feito manejo com diurético e realizado paracentese de alivio e diagnostica com saída de 2,400 litros de liquido ascítico de aspecto quiloso com triglicerideo ascítico: 369 comparado ao triglicerideo plasmático:61 ( relação 6:1). Tomografia de abdome com contraste apresentou aumento do rim direito com contorno lobulado e volumosa lesão expansiva no polo superior, lobulado, heterogênea com realce após contraste e áreas de liquefação e necrose central medindo 9,2 cm inferindo neoplasia.

Conclusões/Considerações Finais

Pode estar presente em cirrose hepática, traumas abdominais, fibrose pulmonar idiopática, anormalidades congênitas do sistema linfático e neoplasias, na maior parte dos casos, representando doença extensa ou metástase, com prognostico ruim e alta taxa de mortalidade.

Palavras-chave

ascite, quiloperitôneo, neoplasia.

Área

Clínica Médica

Instituições

hospital geral carapicuiba - São Paulo - Brasil

Autores

larissa goncalves goncalves, ana carolina lima resende, paula izabela de assis passos, rafaella pelliccioti pelliccioti, juliana costa correa