Sarcoma de Kaposi de apresentação atípica como manifestação inicial de HIV em paciente previamente hígida
O Sarcoma de Kaposi (SK) é a manifestação neoplásica maligna mais frequente da infecção por HIV causada pelo subtipo do vírus da família do herpes vírus HVH- 8 com apresentação clínica com tumores vinhosos frequentemente elevados. O SK é considerada uma doença definidora de síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Epidemiologia: Idade média de 30 a 40 anos, acomete mais homens que mulheres. As lesões iniciais podem facilmente ser confundido como púrpura, hematomas, angiomas, dermatofibromas, ou nevos. O estadiamento avalia o tamanho e extensão do tumor em mucosas e vias aéreas. São avaliados também a contagem de CD4+ e status performance de Karnofsky.
Relatar um caso de paciente que o que difere da epidemiologia habitual pela forma de apresentação e da maioria dos estudos e relatos já publicados na literatura para alertar sobre a possibilidade de acometimento em pessoas fora da descrição padrão.
Estudo descritivo com relato de caso de Sarcoma de Kaposi de apresentação atípica, em paciente com diagnóstico de HIV na internação hospitalar.
R.B.J.P, 37 anos, sem diagnóstico de patologias prévias, admitida no dia 27/07/15 com hidradenite supurativa há 2 meses associada a febre diária e perda ponderal de 20kg em 2 meses. AP: Nega comorbidades, e vícios, possui 4 filhos, o mais novo com 8 anos (relata pré-natal completo e sem intercorrências). Ao exame apresentava lesão tumoral bocelada e com ulcerações na região inguinal e coxa esquerda. A inspeção apresentava máculas hipercrômicas, algumas vinhosas e algumas pápulas infiltradas em abdome e membros inferiores. Na oroscopia apresenta lesão macular acastanhada em palato duro. No primeiro dia de internação foi realizada drenagem de abscesso em FIE + Biopsia de lesão úlcero-infiltrativa abecedada em região inguinal esquerda iniciado antibioticoterapia com ceftriaxone. e clindamicina e solicitadas culturas e sorologias. Teste rápido HIV: reagente Realizado biópsia que evidenciou neoplasia maligna fuso celular, de provável natureza mesenquimal, parcialmente necrosada, com caracteres morfológicos compativeis com sarcoma de Kaposi cutâneo.
Paciente encaminhada ao Centro de Referência e Treinamento para DST para acompanhamento e tratamento do Sarcoma de Kaposi.
No caso clínico apresentado a paciente não corrobora nenhum dado epidemiológico compatível com a doença diagnosticada. Na conduta inicial as principais hipóteses devem ser descartadas pela incidência e prevalência em nossa população.
kaposi; hiv; sida; sarcoma; cd4
Clínica Médica
Ana Carolina Lima Resende, Rafaella Pellicciotti Sousa, Bruno Amantini Messias, Paula Izabela Assis Passos, Gabriella Spinola Jahic