Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ADERÊNCIA AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Fundamentação/Introdução

A doença renal crônica é progressiva, possui alta mortalidade associada e, em sua fase avançada, leva o paciente a necessidade de tratamento de substituição da função renal como a hemodiálise associada ao tratamento medicamentoso, entre outros. A eficácia do tratamento do doente renal crônico como um todo e a melhora na qualidade de vida do mesmo necessita da compreensão quanto a sua doença e a necessidade da aderência correta ao tratamento. Diante da importância desta patologia, estudos apontaram que as estatísticas de adesão ao tratamento da doença renal crônica não são boas, nem simples. Desta maneira, em vista dos números elevados quanto a não adesão ao tratamento dos pacientes com doença renal crônica, a verificação quanto à prevalência destes pacientes deve ser considerada.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi verificar a adesão medicamentosa dos pacientes em hemodiálise na Clinica do Rim, localizada em Maringá/Paraná, por meio de uma Escala de Adesão (elaborada com base em escalas previamente validadas pela literatura) possibilitando assim uma coleta de dados adequada para avaliação dos principais fatores que influenciam o processo de maneira positiva e negativa.

Delineamento e Métodos

Realizou-se detalhada revisão da literatura em base de dados nacionais e internacionais afim de comparar e definir os melhores métodos acadêmicos a serem empregados, elaborando assim, um questionário e, aplicando o mesmo na clínica de interesse, com umas amostragem de 50 questionários aplicados, sendo 25 (50% ) homens e 25 (50%) mulheres.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Dos 46 (92%) que faziam uso de hemodiálise, 42 (91 %) estavam acima de 40 anos (19 homens e 23 mulheres) e 31 eram casados ( 18 homens e 13 mulheres). Quanto ao uso de medicamentos, 33 (71%) pessoas afirmaram que não se esquecem de tomar suas medicações, sendo 14 (42%) deles homens e 19 (58%) mulheres, e 26 deles casados; 13 (29%) esquecem com freqüência, sendo 6 mulheres e 7 homens,5 deles casados e 8 solteiros.

Conclusões/Considerações Finais

A partir dos dados coletados, conclui-se que os pacientes que realizam hemodiálise na Clinica do Rim possuem alta aderência ao tratamento (71%) e, inclusive, têm conhecimento (91%) da função dos medicamentos o qual fazem uso. Podemos ainda correlacionar o alto índice de aderência dos pacientes ao tratamento com o fato de muitos deles (26 entre 33 pacientes) terem algum próximo (no caso do questionário aplicado, uma esposa ou marido), o qual os monitoram quanto ao uso adequado do tratamento proposto ( como relatado pela maioria).

Palavras-chave

Doença renal crônica; Hemodiálise; Escala de Adesão.

Área

Clínica Médica

Instituições

Uningá - Paraná - Brasil

Autores

Diogo Pinetti Marquezoni, Jaqueline Forestieri Bolonhez, Karla Farias, Luiz Eduardo Amado