Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE A ESCOLHA DO LOCAL PARA TRATAMENTO DE PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE E O NÚMERO DE ÓBITOS, SEGUNDO O ESCORE CURB-65

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) mantém-se como a doença infecciosa aguda de maior impacto médico-social quanto à morbidade e aos custos relacionados ao tratamento. Após o diagnóstico de PAC, é fundamental que os pacientes sejam classificados quanto à gravidade da doença, pois essa classificação indica, por exemplo, o melhor local para o tratamento, além de estar relacionada com o desfecho do mesmo.

Objetivos

Objetivos: Correlacionar o local escolhido para tratamento da PAC, segundo o escore de gravidade CURB-65, com o número de óbitos em consequência da doença.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Realizou-se uma análise retrospectiva de 62 prontuários de pacientes admitidos na Emergência de um hospital do interior do Ceará com o diagnóstico de PAC no período de outubro de 2014 a março de 2015. Buscaram-se dados como: identificação do paciente (idade e sexo), data de admissão no Setor da Emergência, local do internamento, desfecho, presença de confusão mental, níveis séricos de ureia, frequência respiratória e pressão arterial. Realizou-se uma análise estatística descritiva qualitativa classificando a gravidade de cada paciente segundo o escore CURB-65 e correlacionando com o local escolhido para o tratamento e com o desfecho.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: Dos 62 pacientes, 34(54,8%) eram do sexo masculino e 28(45,2%) do sexo feminino. Na pontuação do escore CURB-65, que vai de 0 a 5 pontos(pts), observou-se a seguinte distribuição entre os pacientes: 2(3,5%) com 0 pts, 12(19,3%) com 1 pt, 6(9,6%) com 2 pts, 22(35,4%) com 3 pts, 20(32,2%) com 4 pts e nenhum paciente com 5 pts. Quanto ao local de internação, 56 pacientes(90,3%) foram internados em Enfermaria e 6(9,7%) em Unidade de Terapia Intensiva(UTI). No tocante ao desfecho, 20 pacientes(32,3%) receberam alta hospitalar e os outros 42(67,7%) foram a óbito. Destes, 6 estavam internados em UTI e 36 em Enfermaria.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais: Analisando os dados, verifica-se que, conforme a pontuação do escore CURB-65, 55% dos pacientes estavam no local de tratamento inadequado, da seguinte forma: 22,8% internados em Enfermaria, quando sua indicação era de tratamento ambulatorial; e 32,2% internados em Enfermaria, quando sua indicação era de internação em UTI. Paralelamente a essa análise, verificou-se uma taxa de óbito elevada(67,7%). Conclui-se, portanto, que a escolha inadequada do local para tratamento da PAC teve influência negativa para o desfecho desses pacientes, relacionando-se com o maior número de óbito.

Palavras-chave

Pneumonia adquirida na comunidade; Local de tratamento; CURB-65; Óbito

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, campus Sobral - Ceará - Brasil, Setor de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Ceará - Brasil

Autores

Ana Raquel Ferreira Azevedo, Putarco Inácio Parente, Sarah Gracielly Sena Sousa, João Laerte Alves de Freitas Filho, Alana Osterno Moreira Linhares