Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Carcinoma Epidermoide como Complicação do Lúpus Eritematoso Cutâneo- Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Lúpus eritematoso cutâneo crônico (LECC) manifesta-se clinicamente com lesões eritemato-atróficas principalmente nas áreas exposta a luz solar nos pacientes entre 20 e 40 anos. O carcinoma espinocelular (CEC) além das áreas fotoexpostas, pode ocorrer nas áreas cicatriciais de queimaduras e úlceras crônicas, assim como sob lesões discoides do LECC.

Objetivos

Relatar um caso de CEC associado a LECC em paciente com lesões ativas.

Delineamento e Métodos

Revisões do prontuário, da literatura médica e documentação fotográfica das lesões cutâneas.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente, do gênero feminino, 44 anos, branca, procedente de Itajaí-SC, com diagnóstico de LECC há 15 anos e em tratamento com Talidomida, Azatioprina e Prednisona. Relatou que em 2011, além das lesões hipercrômicas nas áreas expostas ao sol (membros superiores, tórax, dorso, região cervical e maxilar), presença de duas lesões ceratóticas na face extensora do antebraço esquerdo com crescimento progressivo, dolorosa tipo latejante, de fácil sangramento, com secreção amarelada, fétida e pruriginosa. Foi encaminhada para cirurgia ambulatorial que realizou biopsia da lesão do antebraço esquerdo que no exame histopatológico evidenciou, carcinoma epidermóide bem diferenciado e superficialmente invasivo. Foi realizada exérese da lesão. Em 2015 relatou o aparecimento de nova lesão nodular na região extensora do braço esquerdo há um mês, evoluindo para úlcera, de borda crostosa de aproximadamente 1,5 cm. Realizado biópsia da lesão que no exame histopatológico revelou-se carcinoma epidermoide moderadamente diferenciado. Encaminhada para cirurgia para exérese da lesão.

Conclusões/Considerações Finais

O carcinoma epidermoide in situ é um câncer que ocorre na pele e tem potencial de progressão para um câncer invasivo. Podem ocorrer recidivas locais, invasão perineural, metástase linfática e em alguns casos até mesmo metástase em órgãos a distância. No LECC o diagnóstico pode ser dificultado pelas lesões carcinomatosas se confundirem com as da própria doença. Ademais, pacientes com essa enfermidade possuem alta sensibilidade a luz solar que somado a própria doença inflamatória acaba sendo um fator de risco a mais para o desenvolvimento do CEC. Nesse contexto, ressalta-se a importância do acompanhamento de pacientes com lúpus eritematoso cutâneo pelo comum aparecimento concomitante de lesões carcinomatosas, como o carcinoma epidermoide, principalmente nas lesões cutâneas crônicas.

Palavras-chave

Lúpus eritematoso cutâneo; carcinoma epidermoide

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Marina Couto Guedes, Willian Alexandre Ribeiro, Flávia Cristina Rodrigues, André Luiz Rossetto