Mieloma Múltplo com eletroforese de proteína sérica e urinária normais; com presença de proteína monoclonal lambda isolada em imunofixação de proteína sérica e de proteinúria de 24h: Relato de Caso
Mieloma múltiplo é uma neoplasia dos plasmócitos, responsável por 10% do total dos cânceres hematológicos. A doença desenvolve-se a partir de uma condição pré-maligna assintomática chamada de “gamopatia monoclonal de significado indeterminado’’ que é identificável em cerca de 3% da população acima dos 50 anos. Sua incidência é maior em negros e no sexo masculino.
Relatar um caso de mieloma múltiplo em paciente idosa com eletroforese de proteínas (sérica e urinária) normais, entretanto, com presença de proteína monoclonal lambda isolado em imunofixação (sérica e urinária), comparando os achados com aqueles descritos na literatura.
Estudo descritivo constando de relato de caso baseado em dados do prontuário associado à revisão de literatura sobre o assunto nas bases de dados eletrônicas PubMed e SciELO.
Paciente feminino, 61 anos, do lar. Há 4 meses iniciou mialgia, artralgia, perda de peso (12 kg) e surgimento de manchas hipercrômicas em região periorbitária bilateral e abdome. Nega febre e outros sintomas. Ao exame físico hemodinamicamente estável, com macroglossia, hipocorada ++/4+. Anêmica durante toda a internação. Radiografia de crânio com "lesões de contorno arredondadas, osteolíticas, situadas em região parietal posterior esquerda". Mielograma com infiltrado de plasmócitos (90%). Eletroforese sérica de proteínas: "normal, sem pico monoclonal" (exame repetido por duas vezes). Eletroforese de proteína em urina de 24h: "ausencia de bandas monoclonais". Imunofixação (sangue): "presença de proteina monoclonal lambda isolada". Imunofixação em proteinúria de 24h: "presença de proteina monoclonal lambda isolada". Foi aventada inicialmente a hipótese de amiloidose pelo quadro clínico da paciente associado as lesões cutâneas. Realizou-se então biópsia de lingua e da lesão hipercrômica em abdome cujos diagnósticos foram de hemangioma (amostras enviadas ao laboratório não coraram pelo vermelho congo).
Em 4% dos casos o mieloma múltiplo ocorre com eletroforese de proteinas negativo com a presença de picos monoclonais em imunofixação de proteína sérica ou urinária associado ao infiltrado de plasmócitos na medula. Logo, um diagnóstico precoce baseado na clínica do paciente e seus exames complementares permite a abordagem terapêutica da doença com possibilidade de aumento da sobrevida e, até mesmo, a cura da enfermidade via transplante de medula.
Mieloma Múltiplo. Eletroforese sérica e urinária normais. Proteína monoclonal lambda em imunofixação sérica e em proteinúria de 24h.
Clínica Médica
Thales Barcelos Souza, Lauro Augusto Caetano Leite, Genolívia Viana Quarto, Célio Genelhu Soares, Regina de Almeida Toledo Pires