PERFIL DE INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA DA HANSENíASE NO ESTADO DO MATO GROSSO
A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium leprae que detém no Brasil, Índia e Madagascar 90% dos casos relatados no mundo. Vários estados brasileiros apresentam uma incidência e prevalência significativa, como no Estado do Mato Grosso, em que 93% da população apresenta coeficiente de 5 casos de hanseníase por 10000 habitantes.
Descrever a distribuição dos casos da hanseníase no Estado do Mato Grosso através do coeficiente de incidência e prevalência relacionado à média nacional.
Trata-se de um estudo agregado observacional ecológico com base territorial. Os dados são obtidos no Sistema de informação em saúde (SIS), DATASUS, Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado do Mato Grosso (CVE-MT) e Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN).
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2011, foram registrados mais de 33 mil casos de incidência da doença, enquanto que no ano de 2014, o Mato Grasso foi considerado o estado com maior prevalência de hanseníase no mundo, com 7.69 casos para cada 10 mil habitantes. Neste mesmo ano, os coeficientes de incidência e prevalência da hanseníase no estado do Mato Grosso foram cinco vezes maiores que a média nacional.
A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória, sendo que os países com maior incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. O Tratamento está disponível na rede pública de saúde através do acompanhamento do centro de referência e na Atenção Básica - Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) - de grande importância para a prevenção, não disseminação e cura da Hanseníase.
hanseníase; coeficiente de incidência; coeficiente de prevalência; Mato Grosso
Clínica Médica
Annelise Macedo Correa, Ana Carolina Paganelli Alves, Loiane Dante Correia Rocha, Loris Aparecida Felicio Daniel