Descrição da expansão da Leishmaniose Visceral Americana na região de Presidente Prudente – SP
Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Leishmanioses afetam cerca de 2 milhões de pessoas por ano, com 500 mil casos de Leishmaniose Visceral (LV), a qual está amplamente difundida no Brasil. Estima-se que 350 milhões de pessoas estão expostas ao risco de infecção, com uma prevalência de 12 milhões de infectados, constituindo um importante problema de saúde pública.
Este estudo tem como objetivo descrever as características epidemiológicas dos casos de LV notificados na região de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, Brasil.
Delineamento e Métodos: Estudo observacional retrospectivo de série temporal, utilizando registros de internações de LV no Sistema de Informações de Saúde do SUS entre o período de janeiro de 2010 a março de 2015 na Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS-11) Presidente Prudente, segundo as variáveis epidemiológicas de tempo, espaço e atributos relacionados à pessoa.
Resultados: A RRAS-11 localiza-se no Oeste do Estado de São Paulo abrangendo 45 municípios. Nesta região, foram registradas entre 2010 e maio de 2015, 94 internações por LV. Os municípios com maior número de casos foram Dracena - 66, Presidente Prudente - 31 e Junqueirópolis - 12. Observou-se que 58,5% dos indivíduos eram do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi de 1-4 anos - 22 casos, seguida pela faixa etária de 50-59 anos - 12 casos. Em 2010 e 2012 ocorreram dois óbitos pela referida doença em indivíduos na faixa etária dos 60-69 anos.
Conclusões: O Programa de Controle da Leishmaniose Visceral determina reduzir a morbimortalidade através do diagnóstico e tratamento precoce, bem como diminuir os riscos de transmissão através do controle de reservatórios e vetores. O Brasil enfrenta uma expansão e urbanização da LV, pois o vetor se adapta com facilidade às condições do peridomicílio rico em matéria orgânica gerado por animais domésticos e precárias condições sanitárias. Tradicionalmente, há maior prevalência da doença em indivíduos do sexo masculino, e o principal grupo afetado é de crianças menores de dez anos, tal fato foi corroborado neste trabalho. Os municípios com casos registrados apresentam bons índices de desenvolvimento, sendo o maior e menor índice pertencente respectivamente a Presidente Prudente - 0,806 e Panorama - 0,722, portanto, sugere-se que a doença ocorre principalmente em áreas carentes. Pois a incidência associa-se com fatores socioeconômicos e educacionais.
Leishmaniose visceral, epidemiologia, internações.
Clínica Médica
Bruna Elisa Arsego, Jônatas Galindo de Campos, Carla Caroline Diniz Dias Fernandes, Rafael Tsujiguchi Quirino, Loris Aparecida Felicio Daniel