Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DA SIDA EM IDOSOS NO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS NO MARANHÃO

Fundamentação/Introdução

A SIDA (Síndrome da imunodeficiência humana) é uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico no indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), marcada por uma considerável destruição de linfócitos T CD4+. A Síndrome que antes era considerada uma afecção exclusiva de pacientes jovens, passa a ser prevalente em idosos uma vez que é mais uma doença crônica que pode comprometer a autonomia e a independência, consequentemente afetar a capacidade funcional dos portadores senis.

Objetivos

Identificar a Prevalência da SIDA em idosos no Hospital Getúlio Vargas em São Luís do Maranhão.

Delineamento e Métodos

A pesquisa tem como base a busca de dados em prontuários médicos com proposta descritiva, retrospectiva, a realizar-se com variáveis quantitativas, com pacientes idosos portadores de HIV , atendidos no hospital Getúlio Vargas, no município de São Luis, Maranhão.
A amostra do estudo é composta por 257 casos de pacientes adultos portadores de HIV diagnosticados no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012, cadastrados e acompanhados por prontuários médicos do Hospital Getulio Vargas. Os critérios de inclusão dos pacientes com infecção pelo HIV terão as seguintes características: idade > 18 anos; contagem de células CD4 < 200 células/mm3, determinada por citometria de fluxo; soropositividade.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

No período investigado, foram contabilizados 7 ( 1,94%) casos de pacientes idosos com AIDS em uma amostra de 257 pacientes.Com o predomínio do sexo feminino (60%), onde todas com estado civil casada; solteiros (50%) e casados (50%); cor parda (67%); analfabeto (40%), ensino fundamental incompleto (20%); com nível de escolaridade médio completo (40%).

Conclusões/Considerações Finais

De acordo com o resultado da pesquisa, concluímos que a quantidade de idosos com HIV não prevaleceu da população em geral com SIDA e a quantidade de mulheres casadas se sobrepuseram em relação ao sexo masculino. Podendo associar estes resultados a vários fatores, entre eles: contexto sociocultural, sobretudo na área da sexualidade, condições de diagnostico e qualidade de assistência medica dispensada, adesão ao tratamento, óbito precoce, efeito de ações educativas, vulnerabilidades individual, social, programática e outras.

Palavras-chave

idosos;sida;prevalência

Área

Clínica Médica

Instituições

uniceuma - Maranhão - Brasil

Autores

Katarine Vitória Duailibe Marinho Gomes, Francyelle Samyramis Lourenço Rodrigues, Lara Xerez Garcia, Cláudia Tamires Sousa Leite, Adriana Ayla Rocha Araújo