Endocardite bacteriana subaguda: relato de caso
Introdução: A endocardite infecciosa (EI) possui uma ampla apresentação clínica com sintomas inespecíficos e quadros semelhantes a acidente vascular cerebral por eventos embólicos ou a insuficiência cardíaca congestiva. Streptococcus bovis (atualmente S. gallolyticus) é uma causa clássica de EI. Ao colonizar o trato gastrointestinal, este patógeno atinge a circulação sanguínea atravessando a mucosa gastrointestinal por mecanismos facilitadores como inflamação ou neoplasia.
Objetivo: Descrever um caso clínico de EI com apresentação inicial de eritema nodoso e insuficiência cardíaca congestiva.
Método: Relato de caso associado a revisão bibliográfica de artigos extraídos do Pubmed e Scielo, publicados nos últimos cinco anos, com relevância sobre o tema.
Relato: Mulher, 67 anos, hipertensa, interna com anorexia, emagrecimento, edema de membros inferiores, dispneia progressiva e ortopneia no último mês. Piora do quadro nos dois dias anteriores a admissão hospitalar com episódios de febre, náuseas e vômitos, além do surgimento de lesões eritematosas e dolorosas em membros inferiores. Há cerca de três meses em investigação para anemia na unidade de atenção primária sem definição diagnóstica. Ao exame físico apresentava mucosas descoradas, sopro cardíaco audível em foco aórtico e mitral, turgência jugular, estertores crepitantes em bases pulmonares, membros inferiores edemaciados com nódulos eritematosos. Exames laboratoriais com anemia normocrômica e normocítica, sem leucocitose, provas inflamatórias alteradas e hemocultura com S. gallolyticus (anterior bovis). Colonoscopia com pólipo em reto médio e doença diverticular dos cólons. Ecocardiograma transtorácico com massa sugestiva de vegetação em valva aórtica com sinais de insuficiência, valva mitral com pequeno nódulo também sugestivo de vegetação. Avaliação dermatológica das lesões cutâneas como eritema nodoso. Diante do diagnóstico de endocardite foi iniciado tratamento com Ceftriaxone e Gentamicina. Na evolução encaminhada para hospital cardiológico e submetida à cirurgia para troca de valva aórtica por piora do quadro de insuficiência cardíaca.
Considerações finais: EI por S. bovis usualmente acomete pacientes com idade superior a 60 anos com predileção pela valva aórtica. Clinicamente não há características ao exame físico que diferencie a etiologia da endocardite. Entretanto o eritema nodoso está classicamente associado a infecções estreptocócicas, o que pode contribuir na elucidação diagnóstica.
Endocardite bacteriana, eritema nodoso, insuficiência cardíaca
Clínica Médica
Débora Cristina Besen, Priscilla Basso Lanza