SAÚDE DO HOMEM: DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE
A promoção da saúde é uma proposta de política mundial, contemporânea na saúde pública, que traz a saúde em seu conceito amplo. A Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem fundamenta-se na singularidade do gênero masculino.
Este trabalho objetivou analisar o discurso dos homens sobre doença, prevenção, saúde e a necessidade de sua promoção.
Pesquisa descritivo exploratória com abordagem qualitativa, realizada com 57 homens, moradores adstritos a uma unidade da Estratégia Saúde da Família do município de Marília, estado de São Paulo, integrada ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Utilizou-se a técnica de discurso do sujeito coletivo, baseada nas perguntas 'o que você faz para manter sua saúde?' e 'o que você considera prejudicial para sua saúde?'
Nos resultados, os discursos analisados evidenciaram que a maioria dos homens não compreende em sua totalidade o sentido de saúde, doença e prevenção, além de se fundamentarem no dimensionamento biológico.
Os discursos analisados evidenciaram que a maioria dos homens não compreende em sua totalidade o sentido de saúde, doença e prevenção, além de se fundamentarem no dimensionamento biológico.
O que você faz para manter sua saúde?
“Procuro uma alimentação equilibrada: me alimento de comidas mais leves (verduras e frutas), evito churrasco, faço regime. Não bebo álcool, não fumo, tento não ter uma vida sedentária, fazendo exercícios, trabalhando. Cuido da minha higiene, faço prevenção e controle da pressão arterial, evito extravagâncias.”
O que você considera prejudicial para sua saúde?
“Ficar desempregado e sem dinheiro ou numa profissão que traga risco a minha saúde. Comer excessivamente, ingerir bebidas alcóolica ou artificial, fumar, ser sedentário, não fazer prevenção e ficar doente.”
A Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem constitui importante estratégia de promoção da saúde, todavia ainda requer que profissionais e instituições de diversas áreas, além da saúde, sejam ágeis, criativos e capacitados para lidarem com tal singularidade e suas vulnerabilidades.
promoção da saúde; saúde do homem; atenção primária à saúde
Clínica Médica
GABRIELA ROMANO OLIVEIRA, FELIPE SANCHES PARO, MATHEUS CASTELAN TRILICO, MARINEI YUKO KIJIMURA, SUELI MOREIRA PIROLO