Tromboembolismo pulmonar por trombose venosa profunda de membro superior: um relato de caso
Trombose venosa profunda aguda (TVP) é a oclusão de veia por trombo causando reação inflamatória local. Estima-se que a ocorrência da mesma em membros superiores seja de 1% a 4% do total de casos, tornando-se cada vez mais comum nas últimas décadas. Apresenta considerável morbidade, pois até um terço dos casos evolui para embolia pulmonar.
Relatar um caso de tromboembolismo pulmonar relacionado TVP de membro superior após realização de procedimento ortopédico
Relato de caso clínico
Paciente do sexo masculino, com 63 anos, admitido no Pronto Socorro de hospital secundário na grande Campinas-SP com quadro de dispneia súbita iniciada 12 horas antes. No atendimento inicial apresentava agitação, taquidispneia, baixa saturação de O2 e flogose em ombro direito. Possuía em prontuário história de artroscopia de ombro direito para correção de lesão em manguito rotador 6 dias antes. Manteve quadro inflamatório local, com piora nas horas próximas ao evento dispneico. Pulso radial e braquial palpáveis com discreta limitação dos movimentos. Paciente foi internado para investigação diagnóstica, com suspeita de tromboembolismo pulmonar por TVP de membro superior direito. Com a angio-tomografia foi confirmada a suspeita de tromboembolismo pulmonar. O paciente apresentou piora da hipoxemia, sendo optado por realizar trombólise com alteplase. Obteve boa resposta clínica, com início posterior da anticoagulação plena.
Uma doença grave, com risco de desfecho fatal ou de sequelas, com altos custos para o sistema de saúde, implica em um diagnóstico rápido e precoce, o que determinou melhor prognóstico para o caso.
Tromboembolismo pulmonar, trombose venosa profunda de membro superior, trombólise, alteplase, trombose venosa após procedimentos cirúrgicos
Clínica Médica
Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi - São Paulo - Brasil
Adriano Hirata Kitayama, Gésio Eduardo Antas Rodrigues , Matheus Vitor Benito Blanco , Davi Camara Opaleye