AVALIAÇÃO DO ENSINO DE BIOÉTICA NA FORMAÇÃO MÉDICA DO BRASIL
Introdução: A medicina tem sua área de ação ligada às vulnerabilidades humanas. Desse modo, é necessário que os médicos estejam atentos à autonomia de seus pacientes, seres dotados de enorme complexidade biopsicossocial e espiritual, o que impõe uma esmerada formação humanista desses profissionais. Para tanto, o ensino de ética e bioética nas faculdades de medicina é preconizado pela UNESCO e pelo Ministério da Educação.
Objetivos: Assim, o presente estudo buscou analisar a carga horária e as metodologias destas disciplinas nas faculdades de medicina brasileiras e compará-las com a carga horária total dos cursos, analisar os resultados encontrados quanto às diferentes regiões do país e entre as instituições públicas e privadas. Outrossim, caracterizar a alocação destas disciplinas no projeto pedagógico cursos, a fim de detectar a transversalidade das mesmas, verificar o período de oferta, comparar os resultados encontrados nas diferentes regiões do Brasil e estimar os resultados encontrados entre as escolas de medicina públicas e privadas.
Métodos: A metodologia utilizada foi transversal descritiva e observacional, desenvolvida com dados secundários sobre a estrutura curricular das Escolas de Medicina do país.
Resultados: Como resultado, não foi observada diferença entre a carga horária total das escolas privadas e públicas, entretanto verificou-se que as primeiras apresentam maior carga horária destinada ao ensino das disciplinas mencionadas. Com relação às distintas regiões, não se verificou diferença entre a carga horária destinada ao ensino das mesmas. A metodologia empregada no ensino desses conteúdos reside no fato de que a maioria das universidades os oferece em somente um semestre. Todavia, em uma análise global, identificou-se que nas universidades privadas é mais frequente o ensino destes temas em mais de um semestre.
Conclusão: Concluiu-se que a comparação entre as cargas horárias das disciplinas de ética e bioética nas faculdades de medicina brasileiras evidenciam que as instituições privadas possuem mais conteúdos programáticos do que as públicas. Percebe-se que existe um padrão no que diz respeito as metodologias de ensino utilizadas tanto nas universidades públicas, quanto nas privadas, sendo conteúdos ministrados apenas na fase pré-clínica e em apenas um semestre. Entretanto, a deficiência no ensino de humanidades médicas está presente em todas as faculdades brasileiras, sendo esta uma realidade que necessita ser modificada
Medicina; Bioética; Ensino.
Clínica Médica
PUCPR - Paraná - Brasil
ALINE GARCIA FERRARI, CAROLINA MARQUI DA SILVA, JOSÉ EDUARDO DE SIQUEIRA, KAREN BARROS PARRON FERNANDES