Mixoma atrial esquerdo associado a doença arterial coronariana: relato de caso.
Os tumores cardíacos primários têm sua existência conhecida de longa data, porém apresentam grande dificuldade diagnóstica e terapêutica devido principalmente aos poucos estudos disponíveis e à baixa incidência dessa patologia, que representa cerca de 0,02% dos tumores. Destes, cerca de 75% são benignos e 25% malignos.
Os mixomas são os tumores cardíacos primários mais comuns em adultos, com predomínio nos pacientes do sexo feminino. Cerca de 75% de todos os mixomas são encontrados no átrio esquerdo, 18% no átrio direito e raramente ocorrem nos ventrículos.
Descrever o caso de paciente portador de mixoma atrial esquerdo e doença arterial coronariana concomitante, submetido a tratamento cirúrgico.
Apresentaremos um relato de caso de paciente portador de mixoma atrial esquerdo associado a doença arterial coronariana.
O paciente OM, sexo masculino, branco, 56 anos, sem comorbidades, apenas etilista social e tabagista há 30 anos, foi submetido a investigação clínica devido a quadro de dor torácica tipo aperto aos esforços habituais, associada à dispneia, cansaço, tontura, lipotímia e um episódio de síncope.
Ecocardiograma transtorácico evidenciou tumoração sólida no interior do átrio esquerdo, pouco heterogênea, aderida ao septo secundum (fossa oval), pedunculada, medindo 6,6 x 2,3 x 3,5 cm, com ampla movimentação em direção à valva mitral na diástole, com obstrução importante e transitória da mesma, gerando estenose de grau moderado.
Cineangiocoronariografia revelou lesão focal de 50% em terço médio de artéria coronária direita, seguida de lesão excêntrica também em terço médio, de 75%; artéria coronária esquerda sem lesões oclusivas; artéria descendente anterior com irregularidades parietais e ponte miocárdica em terço médio e artéria circunflexa com lesão focal de 60% em terço médio; sendo proposto, portanto, exérese de mixoma cardíaco associada a revascularização miocárdica.
Paciente submetido a exérese de tumor cardíaco associado a ponte safena para coronária direita sem intercorrências.
A presença do mixoma atrial em paciente com quadro de síncope aliado à doença arterial coronariana confere a este caso um requinte, pois na literatura a associação entre estas duas entidades é pouco explorada. Sabemos que o tratamento cirúrgico se configura o tratamento de eleição para a resolução do caso descrito, com elevada taxa de sucesso e com boa evolução clinica.
Mixoma; cirurgia cardíaca; revascularização do miocárdio; tumor cardíaco; átrio.
Clínica Médica
Hospital Maternidade São José - Espírito Santo - Brasil
Carollina Casotti Moraes, André Altemiro Zanotti Mendes, Jaqueline Rossi Marim, João Miguel Malta Dantas, Klissia Ferraço Malanquini