ETIOLOGIAS RELACIONADAS COM A PRESENÇA DE EOSINÓFILOS NO LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO NA ERA PÓS-HIV
A análise do Líquido Cefalorraquidiano (LCR) fornece importantes informações sobre o microambiente do sistema nervoso central (SNC). A presença de eosinófilos no LCR pode ser sugestiva de doenças infecciosas e não-infecciosas. A maioria dos estudos sobre eosinófilos no LCR são, entretanto, datados da era pré-HIV.
Analisar os casos com presença de eosinófilos no LCR em grupos de pacientes HIV positivos e negativos relacionando com as principais etiologias em cada grupo.
Foi realizado um estudo analítico, observacional, retrospectivo de todos os laudos de exames de LCR realizados pelo Serviço de Análises Clínicas do HC-UFPR, no período de 1996 a 2005, totalizando um total de 12.596 laudos. Critério de inclusão: amostras de LCR com presença de eosinófilos; quando houve exames sequenciais em um mesmo internamento foi incluído apenas o primeiro.
Foram revisados 12.596 laudos de LCR, destes 488 (3,9%) apresentavam eosinófilos. A média das idades ± DP nos grupos HIV positivo (n=49) e negativo (n=439) foi 35,2±11,6 e 25±24 respectivamente. Houve correlação positiva fraca, entre o número de eosinófilos no LCR e sangue periférico (r=0,3; p=0,0006). No grupo de pacientes HIV positivo as três principais etiologias relacionadas com a presença de eosinófilos no LCR foram: neurocriptococose n=22 (45%), neurotoxoplasmose n=7 (14%) e neurotuberculose n=4 (8%). Já no grupo de pacientes HIV negativo, foram: meningite bacteriana aguda n=73 (17%), neurocisticercose n=50 (11%) e hidrocefalia com derivação ventrículo-peritoneal n=28 (6%).
A presença de eosinófilos no LCR, independente do número, é considerada patológica. As etiologias mais prevalentes, tanto no grupo HIV positivo como negativo, foram de origem infecciosa. No grupo HIV positivo predominaram as infecções oportunistas, principalmente neurocriptococose e no grupo HIV negativo houve predomínio das meningites bacterianas agudas.
Líquido Cefalorraquidiano. Eosinófilos. Meningite Eosinofílica
Clínica Médica
UFPR - Paraná - Brasil
Sergio Monteiro de Almeida, Alfredo Hummelgen Jr., Vitor Vieira Piseta, Sasha Keith Kowaliuk