Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE FELTY COM MANIFESTAÇÕES EXTRA-ARTICULARES

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Felty (SF) é definida pela tríade de artrite reumatoide (AR), leucopenia (à custa de neutropenia) e esplenomegalia.

Objetivos

OBJETIVOS: relatar um caso de Síndrome de Felty com manifestações extra-articulares.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: relato de caso, material obtido através da análise de prontuário.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RESULTADOS: ACMF, sexo feminino, 42 anos, natural de Xapuri/AC, com diagnóstico de Artrite Reumatoide há mais de 20 anos, sem tratamento especifico devido à má adesão ao tratamento. No dia 27/05/2015 deu entrada no Serviço de Clínica Médica, com um quadro de fraqueza, perda de peso e surgimento de lesões de pele. No exame físico encontrava-se emagrecida, hipocorada (++/4), taquicárdica, eupnéica, apresentava lesões cutâneas com sinais de infecção secundária, bastante dolorosas nas regiões perineal e crural, além de linfadenopatia em região inguinal bilateral. Aparelho respiratório sem alterações, cardiovascular com ritmo regular, em dois tempos, bulhas normofonéticas, presença de sopro discreto (++/+6) em foco tricúspide; no abdome presença de esplenomegalia; nas extremidades principalmente em mãos, pés e punhos, apresentava deformidades típicas da AR. Exames laboratoriais: anemia (hemoglobina 8,38 g/dl), leucopenia (600 leucócitos/mm3), plaquetopenia (86.100 plaquetas/mm3). Devido o baixo número de células não foi possível fazer a leitura em lâmina pelo laboratório. Aspartato aminotransferase 20U/l, alanina transaminase 12 U/l, Fosfatase Alcalina 110 U/l, Bilirrubina total 0,53 mg/dl, Desidrogenase Lática 170 U/l, Fator Reumatóide 42 UI/ml. Biópsia de medula óssea com discreta hipercelularidade para a idade, principalmente à custa dos setores granulocíticos e megacariocítico. Ultrassonografia de abdome com esplenomegalia, dimensões de 295 mm. Diante do quadro foi suspeitado de Síndrome de Felty, realizado inicialmente antibioticoterapia com Ceftriaxona e Clindamicina, Prednisona 40mg/dia, Metotrexato 20mg, hidratação e sintomáticos. Inicialmente a paciente teve uma boa resposta, porém no 10º dia de internação evoluiu com sepse, insuficiência respiratória aguda, devido um quadro de pneumonia, vindo a falecer na unidade semi-intensiva no 11º dia de internação.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: A SF é uma complicação rara da AR, acomete mais mulheres, está associada a um aumento na mortalidade, geralmente por infecção, sendo a pneumonia bastante frequente. No geral apresenta-se com manifestações extra-articulares, neste caso perda de peso, linfadenopatia e úlceras na perna.

Palavras-chave

Palavras- chave: síndrome de Felty, manifestações extra-articulares, infecção, esplenomegalia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas do Acre/FUNDHACRE - Acre - Brasil

Autores

Eluan Albuquerque de Lima, Denys Eiti Fujimoto, Janayna de Oliveira Alencar