Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Mal de Pott - suspeita diagnóstica pouco valorizada e tratamento eficaz, um relato de caso.

Fundamentação/Introdução

Mal de Pott é uma manifestação extrapulmonar da tuberculose (TB), na qual o envolvimento da coluna vertebral se faz presente. A maioria das formas extra-pulmonares acontece em órgãos sem condições ótimas de crescimento bacilar, sendo pobre em bacilos, de instalação insidiosa e evolução lenta. Relatamos o caso de um paciente com febre de origem indeterminada com dor lombar crônica e ressonância magnética (RNM) de coluna lombo-sacra evidenciando espondilodiscite com ótima resposta clínica e laboratorial ao inicio do tratamento para TB.

Objetivos

Ressaltar a importância do diagnóstico precoce da TB óssea, tendo em vista que o subdiagnóstico é responsável por seqüelas irreversíveis e aumento da morbimortalidade.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

P.R.X., 68 anos, masculino, hipertenso, portador de doença renal crônica dialítica, com história de dor crônica em região lombar com fraqueza discreta em membros inferiores há 6 meses. Iniciou há 04 meses febre diária, emagrecimento não quantificado, queda do estado geral e hiporexia. Foi admitido em pronto socorro na cidade de origem sendo tratado com Ceftriaxone e Vancomicina por 14 dias, sem melhora. Foi admitido na UTI do Hospital Geral de Goiânia, persistindo com o quadro, com suspeita de infecção do cateter de hemodiálise, sendo iniciado Meropenem e Daptomicina por 21 dias. O paciente apresentou melhora do estado geral, porém persistia com febre e PCR de 280. Foi admitido na enfermaria e devido às queixas prévias de dor lombar e fraqueza em membros inferiores, foi solicitada a RNM de coluna lombo-sacra que evidenciou espondilodiscite. Feita investigação para neoplasia e sendo esta negativa, optamos por iniciar tratamento empírico para tuberculose com esquema Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida e Etambutol. O paciente apresentou melhora clínica importante com redução do suporte analgésico, permanecendo afebril e a PCR caiu para 53 evidenciando ótima resposta terapêutica.

Conclusões/Considerações Finais

Mal de Pott é uma doença negligenciada e seu subdiagnóstico pode inferir na ocorrência de seqüelas irreversíveis. Em pacientes com febre de origem indeterminada as formas extra-pulmonares da TB devem ser investigadas. O esquema de tratamento iniciado, apesar de prolongado, tem resposta clínica rápida melhorando a qualidade de vida do paciente e reduz morbimortalidade.

Palavras-chave

MAL DE POTT; FEBRE DE ORIGEM INDETERMINADA; LOMBALGIA CRÔNICA.

Área

Clínica Médica

Autores

Eros de Sousa Júnior, Rhaísa Ghannam Macedo, Matheus Silva Freire, Guilherme Ferreira de Almeida, Humberto Borges Barbosa