AVALIAÇÃO DA ANTIBIOTICOTERAPIA INICIADA NO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL FELÍCIO ROCHO EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE INTERNADOS NA ENFERMARIA
Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é a infecção aguda no parênquima pulmonar que se manifesta na comunidade ou dentro das primeiras 48 horas da internação. É uma doença potencialmente grave, de representativa incidência e considerável morbidade e mortalidade em pacientes idosos e portadores de múltiplas comorbidades. As bactérias são os agentes causadores mais comumente identificados.
Comparar a antibioticoterapia sugerida na literatura para tratamento da PAC e a utilizada como terapia inicial no Pronto Atendimento do nosso serviço.
Trata-se de um estudo retrospectivo, em que foram analisados dados da admissão e primeira evolução dos prontuários de pacientes internados na enfermaria do nosso hospital no período de Março/2014 a Outubro/2014 com os seguintes CID’s: “Pneumonia bacteriana não especificada” e “Outras pneumonias bacterianas”.
Dos 32 pacientes internados, 26 apresentavam alterações segundo Curb-65 que justificassem sua internação. 50% dos pacientes foram tratados com betalactâmicos associados a macrolídeo (ceftriaxona e azitromicina predominantemente) e quinolonas respiratórias conforme orienta a literatura. 50% desses pacientes internados apresentavam fatores de risco para infecção por Pseudomonas. Porém, somente foi utilizada terapia anti-pseudomonas em 30% desses pacientes.
A escolha de antibióticos para tratamento de PAC no Pronto Atendimento do nosso serviço, na amostra analisada, é condizente com o preconizado pela literatura médica na maioria dos casos. No entanto, é importante considerar a incidência da Pseudomonas, especialmente em grandes centros de saúde, e sua morbidade, sendo importante sua cobertura terapêutica.
pneumonia; adquirida; comunidade; pac; antibioticoterapia
Clínica Médica
Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil
Camila Teixeira Costa, Márcio Henrique Ribeiro Machado, Débora de Paula Mendes, Isabella Rocha França Longo Staino, Janaína Monteiro Pires