Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ANTIBIOTICOTERAPIA INICIADA NO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL FELÍCIO ROCHO EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE INTERNADOS NA ENFERMARIA

Fundamentação/Introdução

Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é a infecção aguda no parênquima pulmonar que se manifesta na comunidade ou dentro das primeiras 48 horas da internação. É uma doença potencialmente grave, de representativa incidência e considerável morbidade e mortalidade em pacientes idosos e portadores de múltiplas comorbidades. As bactérias são os agentes causadores mais comumente identificados.

Objetivos

Comparar a antibioticoterapia sugerida na literatura para tratamento da PAC e a utilizada como terapia inicial no Pronto Atendimento do nosso serviço.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, em que foram analisados dados da admissão e primeira evolução dos prontuários de pacientes internados na enfermaria do nosso hospital no período de Março/2014 a Outubro/2014 com os seguintes CID’s: “Pneumonia bacteriana não especificada” e “Outras pneumonias bacterianas”.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Dos 32 pacientes internados, 26 apresentavam alterações segundo Curb-65 que justificassem sua internação. 50% dos pacientes foram tratados com betalactâmicos associados a macrolídeo (ceftriaxona e azitromicina predominantemente) e quinolonas respiratórias conforme orienta a literatura. 50% desses pacientes internados apresentavam fatores de risco para infecção por Pseudomonas. Porém, somente foi utilizada terapia anti-pseudomonas em 30% desses pacientes.

Conclusões/Considerações Finais

A escolha de antibióticos para tratamento de PAC no Pronto Atendimento do nosso serviço, na amostra analisada, é condizente com o preconizado pela literatura médica na maioria dos casos. No entanto, é importante considerar a incidência da Pseudomonas, especialmente em grandes centros de saúde, e sua morbidade, sendo importante sua cobertura terapêutica.

Palavras-chave

pneumonia; adquirida; comunidade; pac; antibioticoterapia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

Camila Teixeira Costa, Márcio Henrique Ribeiro Machado, Débora de Paula Mendes, Isabella Rocha França Longo Staino, Janaína Monteiro Pires