PERFIL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ATENDIDAS EM UM CENTRO ESPECIALIZADO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Correlacionar o grau de autismo com o acesso à educação especializada na escola regular e relacionar a idade do diagnóstico com as principais dificuldades enfrentadas pela criança autista.
Estudo prospectivo, qualitativo, observacional e de levantamento, com 17 crianças com diagnóstico prévio de autismo infantil, atendidos em um centro educacional especializado. Para avaliação, aplicou-se um questionário respondido pelos responsáveis dessas crianças, que avaliava o tempo e a idade do diagnóstico, as principais dificuldades percebidas pelos pais e participação dessas crianças no sistema de ensino regular, além do Escore de Intensidade do Autismo Infantil (CARS).
Das oito crianças que apresentavam Autismo Severo, segundo o CARS, 50% não frequentavam o sistema de ensino regular ou não tinham acompanhamento especial na instituição que frequentavam. Com relação a demora no diagnóstico, das que apresentavam dificuldade de aprendizado, de interação social e agressividade, 45%, 44% e 57%, respectivamente, foram diagnosticadas após os 4 anos de idade.
A pesquisa revelou que é preciso se investir mais em políticas que visem a inserção e integração de crianças autistas na escola regular, fazendo que sejam estimuladas a conviver com crianças da mesma idade e recebam atendimento educacional especializado. O estudo revelou também, que quanto mais tardio o diagnóstico, mais prejuízos se têm na interação social e no aprendizado, por isso, é necessário investir em qualificação profissional e em mais informações para a população em geral sobre a doença para um diagnóstico precoce e melhor prognóstico para a criança.
PERFIL; AUTISMO; CRIANÇAS; AMAZÔNIA
Clínica Médica
IASMIN MARIA OLIVEIRA CASTRO, VICTOR LIMA SANCHES, KANANDA KESYE SOUSA NUNES, GABRIEL MORAES RAMOS, SARAH PORTELA DA CUNHA