Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DAS VARICOSIDADES DAS FIBRAS NERVOSAS MIOENTÉRICAS IMUNORREATIVAS AO VIP DO ÍLEO EM MODELO EXPERIMENTAL DE TUMOR DE WALKER-256

Fundamentação/Introdução

O câncer é considerado um problema mundial de saúde pública e apresenta como importante consequência a síndrome da caquexia. Tal condição, estudada em modelos animais, é associada ao estresse oxidativo generalizado e leva a modificações gastrintestinais com evidência para as alterações morfoquantitativas no Sistema Nervoso Entérico.

Objetivos

Analisar o tamanho das varicosidades (pequenas dilatações que acumulam neurotransmissor) imunorreativas ao VIP (VIP-IR) no plexo mioentérico do íleo de ratos portadores de tumor de Walker-256.

Delineamento e Métodos

Estudo experimental quantitativo desenvolvido através da análise de imagens, capturadas em microscopia de fluorescência, e produzidas por técnica de imunohistoquímica com anticorpos específicos para o neuropeptídeo VIP. Foram utilizados doze ratos norvergiccus Wistar machos, com 57 dias de idade, divididos em dois grupos experimentais (n=8): C - Controle e TW - Portadores de Tumor de Walker-256. Aos 14 dias após inoculação das células tumorais no flanco direito dos animais TW, houve o desenvolvimento de tumor sólido, tornando-os caquéticos. Ao final desse período, os animais foram mortos, sendo o íleo coletado e processado para técnica de imunohistoquímica para evidenciação das varicosidades das fibras mioentéricas VIP-Imunorreativas. Foram mensuradas as áreas (μm2) de 250 varicosidades por animal, totalizando 1500 por grupo, em um programa de análise de imagens (Image Pro Plus 4.5). Para o tratamento estatístico dos resultados, foi empregado o teste t de student por meio do programa GraphPad Prism 6 com nível de significância de 5%. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Os procedimentos envolvidos neste estudo foram aprovados pelo Comitê de Conduta Ética no uso de Animais em Experimentação.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

As mensurações indicam que a expressão de VIP está elevada nos animais portadores de tumor. A área das varicosidades do grupo TW (3,83± 0,067 µm2) foi estatisticamente maior (p < 0,001) quando comparado à área do grupo C (1,89 ± 0.034 µm2). Esses dados representaram um aumento de 102,6% na área média das varicosidades mioentéricas do íleo. Sugere-se que tal alteração seja uma compensação fisiológica, reflexo da perda de neurônios produtores de neuropeptídeo VIP, comum em condições de elevado estresse oxidativo.

Conclusões/Considerações Finais

Ratos portadores de Tumor de Walker-256 apresentam uma grande elevação na área das varicosidades VIP-Imunorreativas no plexo mioentérico do íleo.

Palavras-chave

sistema nervoso entérico; câncer; VIP

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Paraná - Brasil

Autores

Jaqueline Janaina Jumes, Adma Poliana de borba Cecilio da Silva, Geraldo Emilio Vicentini