Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Recusa de candidatos à doação de sangue durante a triagem clínica em Santa Catarina, sul do Brasil.

Fundamentação/Introdução

A utilização de critérios de recusa é necessária para proteger os doadores de sangue e destinatários, mas também diminui o suprimento de sangue. Estimar as principais causas para a recusa em triagem clínica poderia ajudar na avaliação do efeito das alterações nestes critérios. Isto é particularmente importante porque aqueles recusados temporariamente raramente voltam para doações subsequentes.

Objetivos

Determinar as causas de recusa de candidatos à doação de sangue na triagem clínica em Santa Catarina, Sul do Brasil

Delineamento e Métodos

Estudo transversal incluindo todos os candidatos à doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, a partir de setembro 2010 a setembro 2012.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Dos 124.662 candidatos, 30,8% foram recusados na triagem clínica. As razões mais frequentes para a recusa foram: comportamentos de risco sexual nos últimos 12 meses (23,7%), baixo hematócrito ou hemoglobina (16,7%) e uso de medicamentos incompatíveis com a doação de sangue (10,3%). A possibilidade de adiamento durante a triagem clínica variou entre as regiões do estado e foi maior para candidatos a doador do sexo feminino, cor da pele auto-referida como preto ou parda, os mais jovens (16-19 anos) e os mais velhos (60-67 anos) doadores, para aqueles com ensino superior e sem história de doação anterior. A possibilidade de adiamento com base em baixo hematócrito ou hemoglobina foi 21% maior quando a temperatura ambiente média foi acima 19.0°C.

Conclusões/Considerações Finais

Embora a taxa de recusa foi maior do que a observada em estudos anteriores, as principais causas foram as mesmas. A associação entre a temperatura ambiente média e adiamento devido ao baixo nível de hemoglobina ou hematócrito foi registrado pela primeira vez na América do Sul.

Palavras-chave

Doadores de Sangue. Seleção do Doador. Segurança do Sangue. Estudos Transversais.

Área

Clínica Médica

Autores

RAFAEL MARIANO GISLON DA SILVA, EMIL KUPEK, TATIANA DA SILVA OLIVEIRA MARIANO