ANÁLISE DO RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇA RENAL CRÔNICA UTILIZANDO O INSTRUMENTO SCORED EM UMA POPULAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ
Fundamentação/Introdução: A incidência e a prevalência de pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) vêm aumentando em todo o mundo, sendo esta considerada um problema de saúde pública. Um importante aspecto da DRC é o seu caráter assintomático nos estágios iniciais, enfatizando a importância do rastreamento e da detecção precoce.
Objetivos: Analisar o perfil de um grupo populacional da região norte do Ceará quanto ao risco de desenvolver Doença Renal Crônica, utilizando o SCORED (Screening For Occult Renal Disease), que visa rastrear a doença renal oculta.
Delineamento/Métodos:Análise quantitativa dos dados obtidos por meio de um estudo transversal, observacional, desenvolvido entre participantes da Campanha do Dia Mundial do Rim em 2015. Foram coletados dados utilizando o questionário SCORED, o qual aborda as seguintes variáveis: idade, sexo e presença das seguintes morbidades: anemia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, problemas de circulação e proteinúria.
Resultados:A amostra foi composta por 85 indivíduos: 41 mulheres (48,2%) e 44 homens (51,8%), sendo 69 (81,2%) com idade inferior a 50 anos. Quanto aos fatores de risco, 17(20%) referiram anemia, 9 (10,6%) hipertensão arterial sistêmica, 3 (3,5%) diabetes,12 (14,1%) problema circulatório,2 (2,3%) proteinúria e nenhum dos indivíduos relatou episódio de infarto agudo do miocárdico, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca. Dentre os entrevistados, 7 (8,2%) obtiveram o valor do SCORED superior ou igual a 4.
Conclusão/ Considerações Finais:Diante do resultado do estudo, observamos que 8,2% da amostra apresenta uma chance de 20% de desenvolver doença renal crônica (SCORED ≥4).Apresentando, portanto, uma porcentagem inferior à do estudo (Tradução, adaptação cultural e validação do questionário Rastreamento da Doença Renal Oculta) responsável pela validação e adaptação dos questionários (feito em Juiz de Fora, MG), que detectou 14% dos participantes do estudo com SCORED ≥4.
Doença Renal Crônica / Rastreamento / SCORED
Clínica Médica
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Jamille Fernandes Carneiro, Yandra Maria Gomes Ponte, Matheus Silva de Moraes, Ana Claudia de Oliveira Portela, Paulo Roberto Santos