Associação entre Psoríase e Síndrome Metabólica no município de Cascavel-PR
Psoríase consiste em uma dermatose inflamatória crônica que tem sido associada a risco aumentado de desenvolver Síndrome Metabólica. Esta é uma das entidades clínicas mais frequentes em todo o mundo e apresenta íntima relação com obesidade visceral e resistência tecidual às ações biológicas da insulina.
O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de Síndrome Metabólica entre os pacientes com Psoríase acompanhados nos ambulatórios referência no município de Cascavel/PR.
Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, envolvendo 52 pacientes (21 mulheres e 31 homens) portadores de Psoríase atendidos no período de Janeiro de 2011 a Dezembro de 2012.
Dos 52 pacientes avaliados, 27 pacientes apresentavam Psoríase em Placas, 8 a forma Pustulosa, 4 a forma Eritrodérmica e 4 apresentavam Artrite Psoriásica. Quanto à gravidade da doença, 5 apresentam forma leve, 15 moderada e 25 grave. A média da idade dos pacientes foi de 47,4 anos. Em testes laboratoriais, a média das glicemias de jejum foi de 108mg/dl; dos triglicerídios, 170mg/dl; do colesterol HDL, 43mg/dl. A média de circunferência abdominal entre as mulheres foi de 95 cm e entre os homens 95,7 cm. A prevalência da Síndrome Metabólica foi de 34,6%, sendo 42,8% no sexo feminino e 35,5% no sexo masculino. Esta alta prevalência demonstra que os pacientes portadores de Psoríase, em especial nas formas moderadas e graves, têm grande probabilidade de desenvolver distúrbios metabólicos. Algumas vias imunológicas comuns às duas entidades, como a IL-6, o TNF-α e a Proteína C reativa, poderiam explicar a relação entre as duas entidades.
Os pacientes do presente estudo são oriundos de ambulatórios de referência para as formas graves de Psoríase, não traduzindo de maneira fidedigna o conjunto de indivíduos com Psoríase, em que predominam formas leves e moderadas. Outra limitação é o grande número de pacientes utilizando acitretina, droga que frequentemente traz alterações ao perfil lipídico.
Os resultados deste estudo estão de acordo com os dados publicados previamente na literatura, sendo relevantes na prática clínica, pois são pacientes que exigirão além de terapêutica para as lesões cutâneas, melhor investigação, acompanhamento e tratamento de seus fatores de risco.
Psoríase; síndrome metabólica; Cascavel.
Clínica Médica
Unioeste - Paraná - Brasil
Aline Carbonera, Adriana Tomazzoni Possebon, Marina Zedu Alliprandini, Anna Hermínia Castro Gomes de Amorin, Marcos Vinícius Clarindo