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13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

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Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOCICLETAS ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA, NO ANO DE 2014.

Fundamentação/Introdução

Introdução: Nos últimos anos, uma das maiores preocupações no Brasil e no mundo está relacionada à repercussão que os acidentes por causas externas têm exercido nos sistemas de saúde. No Brasil, a cada ano, 33 mil pessoas morrem e aproximadamente 400 mil ficam feridas ou inválidas devido aos acidentes de trânsito. O mapeamento das mortes por acidentes de trânsito dentro do Brasil mostrou que capitais de menor porte populacional são as que possuem as maiores taxas segundo a população, Boa Vista (Roraima) vem em primeiro lugar (34,2).

Objetivos

Objetivos: analisar o perfil dos acidentes, que envolvem motocicletas, atendidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) e identificar os fatores que favoreçam tais acidentes na cidade de Boa Vista, RR.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, sobre vítimas de acidentes com motocicletas que são resgatadas pelo SAMU. O cenário de estudo é a cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Os dados referentes ao ano de 2014 foram cedidos pela coordenadoria geral de urgência e emergência do município. Após a obtenção desses dados, realizou-se a análise estatística, por meio do software Epi Info 7, das remoções que tinham motocicletas envolvidas.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados e discussões: No ano de 2014 os acidentes de trânsito representaram a segunda maior causa de movimentação do SAMU com um percentual de 35,5 % de um total de 15.560. Dentre os tipos de acidentes três envolviam motocicletas (carro/moto, moto/moto, queda de moto) e somaram um total de 4.350 remoções, representando um percentual de 78,5 % do total dos resgates por acidentes de trânsito. Houve uma prevalência da faixa etária de 21 a 30 anos nos acidentes que envolviam carro/moto e moto/moto, e de 31 a 40 anos nos que envolviam queda de moto. Os principais fatores relacionados com os acidentes de trânsito são: idade, gênero, condições socioeconômicas e o desrespeito à legislação de trânsito.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Na cidade de Boa Vista, o número de acidentes com motocicletas supera as expectativas de uma cidade pequena, devido a fatores sociocomportamentais e um deficiente controle dos órgãos responsáveis pelas leis de trânsito. Faz-se necessário, portanto uma reanálise das políticas de educação no trânsito e fiscalização. Assim, enormes benefícios seriam obtidos através da diminuição dos acidentes de trânsito para a sociedade além da diminuição massiva dos gastos com a assistência a esses pacientes.

Palavras-chave

Acidentes; Trânsito; Motocicleta

Área

Clínica Médica

Autores

Letícia Lima Gomes da Silva, Ingrid Ferreira Buttenbender, Hendel Santana Moraes, Dkaion Vilela de Jesus, Thaís Suelen Ferreira