PERFIL DOS ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOCICLETAS ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA, NO ANO DE 2014.
Introdução: Nos últimos anos, uma das maiores preocupações no Brasil e no mundo está relacionada à repercussão que os acidentes por causas externas têm exercido nos sistemas de saúde. No Brasil, a cada ano, 33 mil pessoas morrem e aproximadamente 400 mil ficam feridas ou inválidas devido aos acidentes de trânsito. O mapeamento das mortes por acidentes de trânsito dentro do Brasil mostrou que capitais de menor porte populacional são as que possuem as maiores taxas segundo a população, Boa Vista (Roraima) vem em primeiro lugar (34,2).
Objetivos: analisar o perfil dos acidentes, que envolvem motocicletas, atendidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) e identificar os fatores que favoreçam tais acidentes na cidade de Boa Vista, RR.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, sobre vítimas de acidentes com motocicletas que são resgatadas pelo SAMU. O cenário de estudo é a cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Os dados referentes ao ano de 2014 foram cedidos pela coordenadoria geral de urgência e emergência do município. Após a obtenção desses dados, realizou-se a análise estatística, por meio do software Epi Info 7, das remoções que tinham motocicletas envolvidas.
Resultados e discussões: No ano de 2014 os acidentes de trânsito representaram a segunda maior causa de movimentação do SAMU com um percentual de 35,5 % de um total de 15.560. Dentre os tipos de acidentes três envolviam motocicletas (carro/moto, moto/moto, queda de moto) e somaram um total de 4.350 remoções, representando um percentual de 78,5 % do total dos resgates por acidentes de trânsito. Houve uma prevalência da faixa etária de 21 a 30 anos nos acidentes que envolviam carro/moto e moto/moto, e de 31 a 40 anos nos que envolviam queda de moto. Os principais fatores relacionados com os acidentes de trânsito são: idade, gênero, condições socioeconômicas e o desrespeito à legislação de trânsito.
Conclusão: Na cidade de Boa Vista, o número de acidentes com motocicletas supera as expectativas de uma cidade pequena, devido a fatores sociocomportamentais e um deficiente controle dos órgãos responsáveis pelas leis de trânsito. Faz-se necessário, portanto uma reanálise das políticas de educação no trânsito e fiscalização. Assim, enormes benefícios seriam obtidos através da diminuição dos acidentes de trânsito para a sociedade além da diminuição massiva dos gastos com a assistência a esses pacientes.
Acidentes; Trânsito; Motocicleta
Clínica Médica
Letícia Lima Gomes da Silva, Ingrid Ferreira Buttenbender, Hendel Santana Moraes, Dkaion Vilela de Jesus, Thaís Suelen Ferreira