Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PROTÓTIPOS EM CLÍNICA MÉDICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO CICLO BÁSICO

Fundamentação/Introdução

O exame clínico continua sendo parte essencial na elaboração do diagnóstico médico, apesar do avanço nos exames complementares. A criação de um conjunto de protótipos em Clínica médica (CM), por estudantes de medicina, pode contribuir no processo de ensino aprendizagem, na formulação de conteúdos prioritários. A teoria dos protótipos (TP) diz respeito aos membros de uma categoria, que não aparecem em uma ordem qualquer, mas com alguns elementos aparecendo com frequência superior a de outros, o que permite o reconhecimento de situações típicas.

Objetivos

Criar um conjunto de protótipos de sinais, sintomas, síndromes e doenças em CM, na percepção de alunos de medicina ao final do ciclo básico, estabelecendo sua relação com os sistemas do organismo humano.

Delineamento e Métodos

Pesquisa qualitativa com base na TP, realizada em 2014; participaram 41 estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira, ao final do ciclo básico, que contempla conteúdo de semiologia, raciocínio clinico básico, entre outros. Em um formulário intitulado “Conjunto de protótipos em Clínica médica, foi solicitado a cada acadêmico que elaborasse, dentro da sua percepção, um conjunto de 5 a 10 protótipos nas categorias de “sinal“, “sintoma”, “síndrome” (Sd) e “doença”, em ordem decrescente de importância. Foi calculado a frequência relativa (FR) de citação e elaborada uma pontuação (PT), de forma que os elementos nas primeiras posições de cada categoria recebessem maior número de pontos. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética (CAAE 20897413.2.0000.0121).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

FR de Sintoma: dispneia=78%, cefaleia=65.8% e tosse=34.1%; de Sinal: febre=58.5%, edema=56% e icterícia=51.2%; de Síndrome: Sd. anêmica=68.3%, Sd coronariana Aguda (SCA)=56% e Sd. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)=48.8%, e de Doença: Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Asma Brônquica(AB) e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)=36.5% cada; PT de Sintoma: dispneia=320, cefaleia=259 e dor torácica=165; de Sinal: febre=373, edema=310 e icterícia=298; de Síndrome: Sd. anêmica=326, SCA=287 e Sd DPOC=(261), e de Doença: IAM=365, ICC=362 e AB=352.

Conclusões/Considerações Finais

Na percepção de alunos de medicina ao final do ciclo básico, os principais protótipos em CM são relacionados ao sistema cardiovascular e respiratório.

Palavras-chave

Protótipos em Clínica Médica; Clínica Médica; Estudantes de Medicina

Área

Clínica Médica

Instituições

UFSC - Santa Catarina - Brasil, Unisul - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gustavo Henrique Bregagnollo, Ana Maria Nunes de Faria Stamm, Djon Machado Lopes, Bruna Morais Barbosa