Carcinoma Nut midline
Carcinoma NUT midline (NMC) é um câncer agressivo raro, da linhagem de células escamosas provenientes de estruturas da linha média. A exata incidência e frequência dos NRCs não estão bem estabelecidos.
O estudo do caso tem o objetivo de analisar de modo detalhado e individual a dinâmica e a patologia de uma doença rara. Com este procedimento se supõe que se pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso.
O estudo do caso foi organizado em questões que teve como componentes os sintomas, a evolução, os resultados e as conseqüências. Com posterior revisão bibliográfica.
S.M.S, 64 anos, masculino, católico, brasileiro, casado, aposentado há 10 anos ( trabalhou em industria de cerâmica por 13 anos), nasceu no interior de Minas Gerais, mora em Jundiaí há 40 anos. Ex- tabagista (48 anos-maço, parou há 3 anos), com diagnóstico de pneumopatia secundaria a silicose há 3 anos sem tratamento e história de tuberculose pulmonar tratada há 2 anos. Há 2 anos com história de dispnéia progressiva associado a perda ponderal de 10 kg em 3 meses. Há 1 ano com inicio de rouquidão.Há 3 dias houve piora da dispnéia e piora da rouquidão associada a febre, procurando o serviço médico. No exame físico de entrada a ausculta respiratória com murmúrio diminuído em hemitorax esquerdo, com estertores grossos difusos, FR: 24 ipm e oroscopia sem alterações. Rx de tórax PA e perfil mostrando espessamento pleural a direita em ápice, sugerindo imagem sequelar de tuberculose, alargamento mediastinal, que no perfil sugere imagem mediastinal anterior. Tomografia Computadorizada (TC) de tórax mostrou massa em mediastino anterior. Devido rouquidão progressiva foi solicitado Nasofibroscopia, mostrando paralisia de prega vocal esquerda, provável comprometimento de nervo laríngeo recorrente a nível torácico. Realizado biópsia de mediastino guiada por TC. Evidenciado carcinoma indiferenciado, não pequenas células, infiltrando partes moles. Moderada reação desmoplásica estromal. Invasão vascular não detectada, com Imunohistoquímica mostrando carcinoma de linha média do tipo NUT ( NUT medline carcinoma). Paciente evoluiu a óbito 3 meses após diagnostico, devido infecção pulmonar.
Carcinoma NUT midline é uma doença agressiva e geralmente fatal. Incidência permanece baixa, porém muitos casos podem não ter sido diagnosticado, devido acesso limitado aos meios de diagnóstico moleculares avançadas
carcinoma, nut midline
Clínica Médica
Mariana Mazeu Barbosa de Oliveira, Fabio Alfano Carra, Mariane Jodar Cavalheiro, Vanessa Marasca, Louise de Almeida Ferreira Fonseca