Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Efeitos da administração crônica do extrato bruto hidroalcoólico e frações acetato de etila e butanol das folhas da espécie Plinia jaboticaba sobre o estresse oxidativo causado pelo etanol

Fundamentação/Introdução

O uso de plantas medicinais é muito difundido na população devido ao baixo custo e também pela tradição cultural que é transmitida através das gerações.

Objetivos

Diante disto e do grande potencial apresentado pela planta jabuticabeira frente à sua utilização medicinal, objetivou-se verificar a atividade antioxidante do extrato bruto hidroalcoólico e das frações acetato de etila e butanol das folhas de Plinia jaboticaba sobre os efeitos do etanol sobre parâmetros de estresse oxidativo em sangue de ratos Wistar.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo experimental randomizado e controlado. Foi realizada a determinação dos níveis de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBA-RS) em plasma e da atividade das enzimas antioxidantes catalase (CAT), superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GSH-Px) em sangue de 56 ratos Wistar, divididos em 8 grupos (n=7), sendo os grupos: grupo controle, grupo intoxicado, grupo controle-extrato bruto, grupo controle-fração acetato de etila, grupo controle-fração butanol, grupo intoxicado mais extrato bruto, grupo intoxicado mais fração acetato de etila e grupo intoxicado mais fração butanol. Tanto para o extrato quanto para as frações, utilizou-se uma dosagem via gavagem orogástrica de 100 mg/kg.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Demonstrou-se que a administração crônica de etanol induziu o estresse oxidativo, visto o aumento dos níveis de TBA-RS e alteração da atividade das enzimas antioxidantes CAT, SOD e GSH-Px, quando comparado ao controle.

Conclusões/Considerações Finais

A administração do extrato bruto hidroalcoólico e das frações acetato de etila e butanol foram capazes de prevenir o estresse causado pelo etanol, comprovando assim ação antioxidante para uma administração de 100 mg/kg.

Palavras-chave

Estresse oxidativo, enzimas antioxidantes, Plinia jaboticaba, extratos vegetais, EROs.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

Camila Ribeiro Batista, Débora Delwing-Dal Magro, Ana Gabriela Fumagali