Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Neurotuberculose versus neurosarcoidose em paciente imunocompetente, um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Neurotuberculose é uma doença que surge quando a tuberculose de um outro sítio atinge a via hematogênica e ganha o sistema nervoso central. Pode se manifestar como meningite, tuberculoma intracraniano ou aracnoidite tuberculosa. A meningite tuberculosa pode se manifestar inicialmente com irritabilidade, inquietação e cefaléia, evoluindo com convulsões e coma, com alterações de pares cranianos à medida que a doença progride. Em 75% dos casos há relato de infecção pelo micobactéria em outro sítio ou história de doença prévia. O estudo do líquor mostra celularidade elevada as custas de linfócitos, glicose baixa e proteínas altas.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com diagnóstico inicial de neurosarcoidose que evoluiu de forma desfavorável, e que através de resposta terapêutica, foi definido como neurotuberculose.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, descritivo, com base nos dados registrados em prontuário, de um paciente admitido em hospital de referência.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

FBS, masculino, 54 anos, com história de internamento recente com diagnóstico de neurosarcoidose, em tratamento com corticóide oral, deu entrada no serviço após 45 dias da alta, com cefaléia, desorientação no tempo e no espaço e hipertensão. Foi realizada ressonância magnética de crânio e punção liquórica sugestivas tanto de neurosarcoidose quanto neurotuberculose. Na RNM foi evidenciando espessamento e realce meningeo, com lesões nodulares intraparenquimatosas e subaracnóideas sugestivas de processo inflamatório difuso. O líquor evidenciou proteínas elevadas e glicose baixa. Evoluiu com disartria, sialorréia, hipoacusia, rebaixamento do sensório, déficit motor em dimídio esquerdo e paralisia hemifacial a esquerda. Foi instituído tratamento para neurotuberculose com esquema RIPE e dexametasona. Evoluiu com melhora importante do quadro neurológico, com retorno gradual da força em dimídio esquerdo, coordenação, deglutição e do cognitivo em geral. Paciente evoluiu de maneira satisfatória, recebendo alta com melhora importante do quadro e manutenção do tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Diante da melhora do quadro com a terapêutica, foi aventado como principal diagnóstico de neurotuberculose, sendo manifestado através da meningoencefalite tuberculosa.

Palavras-chave

Neurotuberculose, Neurosarcoidose, diagnóstico diferencial

Área

Clínica Médica

Autores

Francisco Marcelo Sobreira Filho, Alyne Layane Pereira Lemos, Carlos Eduardo Alencar Almeida, Felipe Morais Teles, Willer Everton Feitosa Meneses