Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de sinais e sintomas de neuropatia diabética ao exame clínico dos pés em pacientes com diabetes atendidos em um ambulatório de residência em clínica médica do SUS

Fundamentação/Introdução

A neuropatia diabética (ND) é uma complicação detectável clinicamente, excluindo-se outras causas de neuropatia, sua prevalência aumenta com o tempo de doença, chegando a frequências de 50% de lesão neuropática e implica em maior morbimortalidade em pacientes com diabetes mellitus (DM) e pior qualidade de vida. Há negligência dos médicos e pacientes com o exame dos pés, e apenas 12% dos médicos examinavam os pés dos pacientes assintomáticos e exame clínico é de fundamental importância para rastreamento de ND.

Objetivos

Identificar a prevalência de sinais e sintomas de ND ao exame clínico dos pés em pacientes com DM atendidos em ambulatório de residência em clínica médica do SUS.

Delineamento e Métodos

Estudo epidemiológico observacional, transversal e retrospectivo, realizado no período de março de 2014 a janeiro de 2015, utilizando dados coletados das fichas ambulatoriais preenchidas nas consultas em um ambulatório de ensino. Todos os pacientes diabéticos foram submetidos a uma investigação clínica e exame dos pés para detecção de ND. Foram excluídas outras causas de neuropatia. Todos os residentes foram capacitados a realizarem o exame dos pés conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Foram atendidos 99 pacientes, sendo 56 portadores de diabetes e, destes, 39 tinham todos os dados completos. A idade média foi de 59,5 anos, sendo que 56% eram mulheres e duração média do diabetes de 8 anos. Em relação aos sinais e sintomas de neuropatia, foram observados os seguintes resultados: ausência de pelos (10: 25,64%); rarefação de pelos (20: 51,28%); ressecamento nas pernas e pés (34: 87,18%); fissura (11: 28,21%), presença de calos (12: 30,77%); dedos em garra (5: 12,82%); formigamento e cãibras (17: 43,59%); reflexo aquileu ausente (5: 12,82%). Foram ainda observados a presença de dermatofitose em (19: 48,72%) e o corte inadequado das unhas (12:30,8%). Em relação ao teste do monofilamento (22: 68,75%) apresentavam presença de sensação de proteção plantar e no teste com diapasão 128 Hz, (3: 7,69%) não apresentaram sensibilidade vibratória em cabeça do 1º metatarso e maléolo.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo revela que sinais e sintomas neuropatia diabética são prevalentes em nosso meio e refletem a necessidade de examinarmos os pés de todos os pacientes diabéticos a fim de implementarmos medidas educativas com o objetivo de prevenir ulcerações e amputações.

Palavras-chave

Diabetes Mellitus. Complicações do Diabetes. Neuropatias Diabéticas.

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil

Autores

Leander Levi Augusto Almeida, Jose Anderson Silva, Helder Marx Almeida de Moura Lima, Wanessa Guimarães Rodrigues, Ivia Carolina Reseda Magalhães