Prevalência de sinais e sintomas de neuropatia diabética ao exame clínico dos pés em pacientes com diabetes atendidos em um ambulatório de residência em clínica médica do SUS
A neuropatia diabética (ND) é uma complicação detectável clinicamente, excluindo-se outras causas de neuropatia, sua prevalência aumenta com o tempo de doença, chegando a frequências de 50% de lesão neuropática e implica em maior morbimortalidade em pacientes com diabetes mellitus (DM) e pior qualidade de vida. Há negligência dos médicos e pacientes com o exame dos pés, e apenas 12% dos médicos examinavam os pés dos pacientes assintomáticos e exame clínico é de fundamental importância para rastreamento de ND.
Identificar a prevalência de sinais e sintomas de ND ao exame clínico dos pés em pacientes com DM atendidos em ambulatório de residência em clínica médica do SUS.
Estudo epidemiológico observacional, transversal e retrospectivo, realizado no período de março de 2014 a janeiro de 2015, utilizando dados coletados das fichas ambulatoriais preenchidas nas consultas em um ambulatório de ensino. Todos os pacientes diabéticos foram submetidos a uma investigação clínica e exame dos pés para detecção de ND. Foram excluídas outras causas de neuropatia. Todos os residentes foram capacitados a realizarem o exame dos pés conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes.
Foram atendidos 99 pacientes, sendo 56 portadores de diabetes e, destes, 39 tinham todos os dados completos. A idade média foi de 59,5 anos, sendo que 56% eram mulheres e duração média do diabetes de 8 anos. Em relação aos sinais e sintomas de neuropatia, foram observados os seguintes resultados: ausência de pelos (10: 25,64%); rarefação de pelos (20: 51,28%); ressecamento nas pernas e pés (34: 87,18%); fissura (11: 28,21%), presença de calos (12: 30,77%); dedos em garra (5: 12,82%); formigamento e cãibras (17: 43,59%); reflexo aquileu ausente (5: 12,82%). Foram ainda observados a presença de dermatofitose em (19: 48,72%) e o corte inadequado das unhas (12:30,8%). Em relação ao teste do monofilamento (22: 68,75%) apresentavam presença de sensação de proteção plantar e no teste com diapasão 128 Hz, (3: 7,69%) não apresentaram sensibilidade vibratória em cabeça do 1º metatarso e maléolo.
Este estudo revela que sinais e sintomas neuropatia diabética são prevalentes em nosso meio e refletem a necessidade de examinarmos os pés de todos os pacientes diabéticos a fim de implementarmos medidas educativas com o objetivo de prevenir ulcerações e amputações.
Diabetes Mellitus. Complicações do Diabetes. Neuropatias Diabéticas.
Clínica Médica
Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil
Leander Levi Augusto Almeida, Jose Anderson Silva, Helder Marx Almeida de Moura Lima, Wanessa Guimarães Rodrigues, Ivia Carolina Reseda Magalhães