Seguimento de um caso de tuberculose hepática: Relato de Caso
A tuberculose hepática isolada é uma manifestação rara da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. O achado das lesões no fígado relacionadas a esta patologia são de difícil diagnóstico, podendo comumente ser confundidas com carcinoma primário ou metastático.
Relatar o caso de uma paciente de 82 anos, hipertensa sem outras comorbidades. Apresentava queixa de dor epigástrica há 6 meses com pouca resposta ao uso de inibidores de bomba de prótons. Realizou ecografia abdominal em uma revisão clínica com achado acidental de lesões hepáticas.
Realizado estudo descritivo do tipo relato de caso, cujos dados foram colhidos através de anamnese e informações do prontuário.
Realizadas tomografia e ressonância magnética de abdome ambas sugestivas de neoplasia metastática. Indicado a realização de biópsia guiada por ecografia, com anátomo patológico diagnóstico de tuberculose hepática. Realizado screening em busca de manifestações da doença em outros sítios, sendo a pesquisa negativa. Iniciado tratamento com tuberculostáticos sendo obtida melhora sintomática após 1 mês de tratamento. No seguimento, realizado controle tomográfico aos 6 meses sendo evidenciada a redução das lesões e portanto, mantido o tratamento por 9 meses.
O caso relatado e as publicações levantadas trazem à tona a discussão do diagnóstico de tuberculose hepática isolada, que se torna uma situação complexa devido à semelhança com o quadro de metástase hepática. Ressalta a importância da complementação da investigação com biópsia que possibilitou o tratamento específico da patologia e cura.
Tuberculose hepática
Clínica Médica
Lucas Oliveira Marques, Rogério Torres Marques, Mariana Oliveira Marques, Thais Vicentine Xavier, João Pedro Pereira Lima Marques