Pneumonia Induzida por Carbamazepina: Relato de Caso
As ações sobre os sistemas oxidante-antioxidante, imunológico, proteolítico e de reparo da matriz pulmonar têm sido revisadas, embora a patogenia exata da maioria dessas reações seja desconhecida. Entre as síndromes clínicas de apresentação de reação adversa a drogas estão: edema, hipertensão e hemorragia pulmonar, doença intersticial crônica, infiltrado pulmonar agudo, síndrome da angústia respiratória do adulto, bronquiolite obstrutiva, derrame pleural e broncoespasmo.
Apresentar um relato de caso de uma paciente atendida em um hospital de Lages-SC, com uma complicação pouco frequente do uso da carbamazepina.
Relato de caso, de uma paciente do sexo feminino, de 59 anos, natural de Bom Retiro – Santa Catarina, que foi internada com suspeita de pneumonia, tendo evoluído para uma pneumonia em organização(BOOP).
paciente do sexo feminino, de 59 anos, natural de Bom Retiro/SC, que foi internada com suspeita de pneumonia, a qual evoluiu para uma pneumonia em organização (BOOP). Após estudo clínico, há suspeita de tratar-se de uma pneumonia induzida pela carbamazepina, a qual não foi confirmada. Procurou o serviço de saúde do munícipio de Lages, com queixa de “falta de ar” e “emagrecimento”, sendo que apresentava dispneia aos mínimos esforços, a perda de peso foi de 2Kg em 2 meses, apresentava tosse produtiva com episódios de hemoptise nos últimos 2 meses. Apresentou PCR média de 20 mg/dL e uma saturação arterial de oxigênio de 87%, foram realizados demais exames para o descarte de outras patologias. Ao raio-x apresentava um padrão compatível com BOOP após a comparação entre imagens tiradas no espaço de tempo de 2 meses. Foi realizada a internação hospitalar na mesma data, por piora do quadro, realizado tratamento com oxigênioterapia, pulsoterapia com metilprednisolona EV 1g durante 3 dias, antibioticoterapia e suporte; após o tratamento a paciente obteve melhora do quadro clínica e foi encaminhada para alta hospitalar. Internada novamente com piora clínica compatível com pneumonia, após a realização de exames de imagem o padrão radiológico obteve melhora, porém na TC(tomografia computadorizada) pode-se observar opacidades em vidro fosco multifocais assimétricas, associadas a sina
Por tratar-se de um quadro recorrente, foi levantada a hipótese diagnóstica de pneumonia induzida por medicamento; devido ao uso crônico da Carbamazepina. Atualmente a paciente encontra-se em acompanhamento mensal, desde a retirada da carbamazepina, a mesma vem apresentando melhora.
Pneumonia
Carbamazepina
Clínica Médica
UNIPLAC - Santa Catarina - Brasil
Bianca Lopes Omizzolo, Fernanda Martins Zaiats