Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Análise de concordância inter-observador da escala ASPECTS para graduação da extensão do infarto cerebral

Fundamentação/Introdução

Em 2012 o Ministério da Saúde aprovou as portarias 664 e 665 que regulamentaram o uso do Ativador do Plaminogênio Tecidual recombinante (rTPA) em fase aguda de obstruções arteriais intracranianas. Entretanto, as vítimas de AVE que apresentam hipodensidades constituídas à tomografia de admissão (sobretudo as mais volumosas) têm se mostrado maus candidatos à trombólise, por conta do risco de insucesso e de complicações hemorrágicas. Nesse contexto, a escala ASPECTS tem se revelado útil na estimativa da extensão da área de infarto visível, orientando a seleção para tratamento. Considerando o fato de que importantes decisões terapêuticas são tomadas em função dessa classificação, torna-se elementar avaliar seu grau de concordância quando aplicada por diferentes observadores.

Objetivos

Avaliar a concordância inter-observador do escore ASPECT aplicado a tomografias do crânio em vítimas de acidente vascular cerebral isquêmico em fase aguda.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de concordância pelo método de Bland-Altman, com desenho retrospectivo e caráter observacional. As imagens tomográficas foram realizadas em caráter de urgência após um déficit neurológico agudo no ano de 2013.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Foram realizadas 80 análises comparativas para cada categoria de observador (2 neurologistas, 2 neurocirurgiões, 2 médicos emergencistas e 2 acadêmicos de medicina) nas 40 imagens obtidas. Destas, apenas 04 diferenças extrapolaram os limites estabelecidos pelo intervalo de confiança (n=95%), sendo um em cada perfil de avaliador selecionado. A maior e a menor diferença média entre os avaliadores comparados, dentro de cada perfil, foi de 0,8 e 0,3 (neurologistas e acadêmicos, respectivamente). O ASPECTS médio encontrado no estudo foi de 8,45, tendo como moda 9. Levando-se em consideração os pontos de corte de ASPECTS 03 e 05, foram compilados 158 e 157 laudos, respectivamente.

Conclusões/Considerações Finais

ASPECTS é um método sistemático e possui fácil aplicabilidade. Concordância clínica foi identificada entre os avaliadores na maioria das diferentes análises, respeitando os padrões do método de Bland-Altman de plotagem gráfica dos resultados.

Palavras-chave

Acidente Vascular Cerebral ; Ativador de Plasminogênio Tecidual ; Emergências ;Neuroimagem

Área

Clínica Médica

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Victor da Paixão Guimarães, Daniel Rocha Paranhos, Carolina Azevêdo Farias, Eduardo de Souza Barreto, Igor Lima Maldonado