Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA D EM UMA POPULAÇÃO ATENDIDA EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE CRICIÚMA/SC

Fundamentação/Introdução

De acordo com as evidências atuais, a Vitamina D (VD) vem demonstrando crescentes benefícios para os seres humanos de todas as idades, sua deficiência já é vista como um problema de saúde pública. A principal função da VD consiste na estimulação da absorção de cálcio no intestino e incitação à retirada de cálcio dos ossos. Ela opera também através de “ligantes gênicos”, o que a concedeu o estatuto de hormônio, exercendo os seus efeitos reguladores em todo o organismo.

Objetivos

Avaliar níveis séricos de VD em uma população atendida em uma estratégia de saúde da família na cidade de Criciúma/SC e correlacionar a mesma com a idade e o gênero.

Delineamento e Métodos

Realizou- se um estudo observacional, retrospectivo e de abordagem quantitativa, através da análise dos prontuários de indivíduos que frequentaram a Estratégia Saúde da Família do Bairro Primeira Linha na cidade de Criciúma/SC – Brasil, no ano de 2014. Os dados foram analisados por meio do software IBM Stastistical Package for the Social Sciencies (SPSS), versão 22.0. Adotou-se um intervalo de confiança de 95% e um nível de significância α = 0,05.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A amostra foi composta por 128 prontuários de indivíduos predominantemente do sexo feminino (61,7%), com a média de idade de 49,16 anos (± 16,83). Quanto aos níveis de vitamina D, 65,7% dos pacientes demonstraram um nível inadequado desse hormônio. Embora a amostra sugira que mulheres apresentem maiores índices de hipovitaminose D do que os homens, este dado não foi estatisticamente significativo (p = 0,136). Em relação a faixa etária observou-se que apenas 9,1% dos idosos apresentaram níveis adequados de VD (p= 0,006).

Conclusões/Considerações Finais

Constatou-se uma relação inversa entre níveis mais altos de vitamina D e a população da terceira idade, mostrando maior sensibilidade a hipovitaminose D nesta faixa etária.

Palavras-chave

Vitamina D, hipovitaminose, perfil sociodemográfico, perfil epidemiológico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

Joana Barata Gomes, Helena Ferreira Demétrio, Celso Carneiro Carvalho Junior, Kristian Madeira