Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

RS3PE UNILATERAL E DOENÇA DE ALZHEIMER: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Remitting soronegative symmetrical synovitis with pitting edema (RS3PE) é uma condição clínica comumente associada a neoplasias, doenças neurológicas ou outras doenças reumatológicas, como Paralisia de Elby, Acidente Vascular Encefálico e Artrites Soronegativas, porém na maioria das vezes ocorre de forma isolada. A RS3PE é caracterizada por poliartrite simétrica aguda, edema depressível e dor local, em população acima de 50 anos, com auto-anticorpos negativos, ausência de erosões ósseas e rápida resposta à corticoterapia. Todavia, manifestações atípicas já foram descritas, tais como a presença de auto-anticorpos em baixos títulos e o envolvimento unilateral. Entretanto, não foram encontrados relatos associados a Doença de Alzheimer.

Objetivos

Relatar caso de RS3PE unilateral em idosa portadora de Doença de Alzheimer.

Delineamento e Métodos

Revisão de Prontuário.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente do sexo feminino, 70 anos, diagnosticada com Doença de Alzheimer há 3 anos, encaminhada ao ambulatório de reumatologia por edema de partes moles em mão direita associado a dor ritmo inflamatória em todas as articulações metacarpo falangeanas ipsilaterais, de início há 30 dias. Exames laboratoriais revelaram: VHS: 25mm/h (vr: até 20mm/h); Proteína C reativa: 5,0 mg/L (vr: até 5,0); Fator Reumatóide: não reagente; FAN: não reagente; radiografia de mão e punho direitos sem alterações. Iniciada terapia com prednisona 20mg/dia por 7 dias, seguido de 10mg/dia por mais uma semana, havendo reversão completa do quadro no terceiro dia de tratamento. No décimo quinto dia, paciente retornou ao ambulatório assintomática, sem edema ou dor articular.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso demonstra a importância do reconhecimento das características clínicas atípicas da RS3PE, enfatizando o antecedente pessoal de Doença de Alzheimer. Destacam-se, nesta paciente, o envolvimento assimétrico e a condição subjacente, bem como a dramática resposta ao corticóide, favorecendo o diagnóstico.

Palavras-chave

RS3PE; unilateral; Alzheimer

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Gabriela Souza Caldas, Rodrigo Rezende Reis Sepini, Faustino Peron Filho, Daniella Rezende Duarte Maksymczuk