ETIOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM UNIDADE DE HEMODIÁLISE NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA.
A INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) DIALÍTICA É UMA IMPORTANTE CAUSA DE GASTOS PARA SAÚDE PÚBLICA E TRÁS CONSIGO UMA ALTA MORBIMORTALIDADE PARA ESSES PACIENTES, TENDO COMO PRINCIPAL CAUSA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, SEGUIDA DE DIABETES MELLITUS E EM TERCEIRO LUGAR AS GLOMERULOPATIAS PRIMÁRIAS, COMO A GLOMERULONEFRITE FOCAL, SEGMENTAR E A GLOMERULONEFRITE MEMBRANOSA. SEGUNDO A KIDNEY DISEASE IMPROVING GLOBAL OUTCOME (KDIGO) PACIENTES QUE APRESENTAM TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR ABAIXO DE 15 mL/min/1,73m² E ALBUMINÚRIA > DE 300mg/dia, SÃO PACIENTES QUE NECESSITAM DE TERAPIA DE SUBSTITUIÇÃO RENAL, COMO HEMODIÁLISE OU TRANSPLANTE RENAL.
QUANTIFICAR E CARACTERIZAR AS ETIOLOGIAS DE IRC EM CURSO DE DIÁLISE NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA.
O DESENHO DO ESTUDO É DESCRITIVO, OBSERVACIONAL, TRANSVERSAL, DO TIPO INQUÉRITO, ONDE FORAM SELECIONADOS 119 PACIENTES QUE ESTÃO EM TERAPIA DE SUBSTITUIÇÃO RENAL- TIPO HEMODIÁLISE, NA CIDADE DE CACOAL, RONDÔNIA , CENTRO DE REFERÊNCIA NA REGIÃO. OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO NA PESQUISA FORAM A FREQUÊNCIA NA HEMODIÁLISE DATANDO DE JANEIRO DE 2012 A JUNHO DE 2015, TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR <15 ML/MIN/1,73M² E IDADE SUPERIOR A 18 ANOS.
FOI ENCONTRADO COMO PRINCIPAL CAUSA DE IRC A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA COM VALORES RELATIVOS DE 41,7% , LOGO EM SEGUIDA EM SEGUNDO LUGAR TEMOS COMO CAUSA DA DIABETES MELLITUS COM 35,2% E AS GLOMERULOPATIAS PRIMÁRIAS COM 23,1% EM TERCEIRO LUGAR.
OS DADOS ENCONTRADOS NO ESTUDO, NOS PERMITEM PRESUMIR QUE A GÊNESE DA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA DIALÍTICA EM NOSSA CASUÍSTICA, É A MESMA ENCONTRADA EM OUTROS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICO NO BRASIL.
INSUFICIÊNCIA RENAL CRONICA; NEFROPATIA PRIMARIA; NEFROPATIA SECUNDARIA; HEMODIALISE.
Clínica Médica
Rachid Eduardo Noleto da Nobrega Oliveira, Raddib Eduardo Noleto da Nobrega Oliveira, Daniela Estephany Delgado Guevara, Thalita Do Nascimento Brasil, Luciano Teixeira Gomes