Relato de caso: Deficiência de Vitamina B12 associada a pancitopenia e sintomas neuropsiquiátricos
A cobalamina é grande responsável pela síntese de material genético e estruturação do Sistema Nervoso, e a principal causa de sua deficiência é Anemia Perniciosa, com diminuição de fator intrínseco consequente à gastrite atrófica. Outras causas são restrições alimentares, gastrectomias e doença inflamatória intestinal. Complicações da deficiência de vitamina B12 incluem alterações neurológicas e psiquiátricas. Na avaliação laboratorial encontra-se anemia macrocística e níveis de cobalamina inferiores a 200pg/ml na maioria dos casos.
Relatar um caso raro de pancitopenia e neuropatia em paciente com deficiência de cobalamina.
Revisão de prontuários de uma paciente com deficiência de cobalamina.
Mulher, 43 anos, admitida com queixas de disartria, parestesia em membros inferiores e dificuldade para deambular. Apresentava-se orientada, com marcha atípica e sintomas psiquiátricos – anedonia, humor deprimido e sensação de invalidez. Apresentou hipotensão postural, com pressão arterial chegando a 70 x 40 mmHg. No laboratório, Hb 6,34 g%, VCM 102,70 fL, leucócitos 2.580/mm3, neutrófilos 671/mm3, plaquetas 106.000/mm3, vitamina B12 122 pg/mL. Em endoscopia digestiva alta, gastrite atrófica de corpo.
Após 7 dias em reposição de cobalamina, apresentou melhora da neutropenia, marcha e disartria, com persistência subjetiva de parestesia em membros inferiores. Em alta, permanece em reposição de vitamina B12.
A anemia perniciosa é muito encontrada em maiores de 40 anos. A diminuição global de hemácias, leucócitos e plaquetas, neste caso, fala em favor de pancitopenia pela diminuição de replicação celular. A presença de parestesia em membros inferiores, alteração de marcha e agravo da disartria corroboram com o provável diagnóstico de neuropatia, também devido á deficiência de cobalamina, assim como os sintomas psiquiátricos. A paciente apresentou melhora significativa do quadro após início do tratamento.
A anemia perniciosa tem sido mais prevalente com o advento de cirurgias gástricas e mudanças de hábitos alimentares. A deficiência de cobalamina deve ser questionada em pacientes com quadros neuropsiquiátricos não explicados. A presença de anemia macrocística deve despertar a desconfiança de anemia perniciosa, possibilitando o diagnóstico precoce. A rápida intervenção com reposição de vitamina B12 provoca melhora clínica com regressão dos sintomas, além de prevenir complicações futuras.
Cobalamina, Vitamina B12, Anemia Perniciosa, Gastrite Atrófica.
Clínica Médica
FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil
Gabrielly de Araújo Nora, Kamila Longo Martins, Valcyr Varnier Junior, Naira Juliana Santos Gomes, Matheus Mehret Moleta