Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Deficiência de Vitamina B12 associada a pancitopenia e sintomas neuropsiquiátricos

Fundamentação/Introdução

A cobalamina é grande responsável pela síntese de material genético e estruturação do Sistema Nervoso, e a principal causa de sua deficiência é Anemia Perniciosa, com diminuição de fator intrínseco consequente à gastrite atrófica. Outras causas são restrições alimentares, gastrectomias e doença inflamatória intestinal. Complicações da deficiência de vitamina B12 incluem alterações neurológicas e psiquiátricas. Na avaliação laboratorial encontra-se anemia macrocística e níveis de cobalamina inferiores a 200pg/ml na maioria dos casos.

Objetivos

Relatar um caso raro de pancitopenia e neuropatia em paciente com deficiência de cobalamina.

Delineamento e Métodos

Revisão de prontuários de uma paciente com deficiência de cobalamina.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Mulher, 43 anos, admitida com queixas de disartria, parestesia em membros inferiores e dificuldade para deambular. Apresentava-se orientada, com marcha atípica e sintomas psiquiátricos – anedonia, humor deprimido e sensação de invalidez. Apresentou hipotensão postural, com pressão arterial chegando a 70 x 40 mmHg. No laboratório, Hb 6,34 g%, VCM 102,70 fL, leucócitos 2.580/mm3, neutrófilos 671/mm3, plaquetas 106.000/mm3, vitamina B12 122 pg/mL. Em endoscopia digestiva alta, gastrite atrófica de corpo.
Após 7 dias em reposição de cobalamina, apresentou melhora da neutropenia, marcha e disartria, com persistência subjetiva de parestesia em membros inferiores. Em alta, permanece em reposição de vitamina B12.
A anemia perniciosa é muito encontrada em maiores de 40 anos. A diminuição global de hemácias, leucócitos e plaquetas, neste caso, fala em favor de pancitopenia pela diminuição de replicação celular. A presença de parestesia em membros inferiores, alteração de marcha e agravo da disartria corroboram com o provável diagnóstico de neuropatia, também devido á deficiência de cobalamina, assim como os sintomas psiquiátricos. A paciente apresentou melhora significativa do quadro após início do tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

A anemia perniciosa tem sido mais prevalente com o advento de cirurgias gástricas e mudanças de hábitos alimentares. A deficiência de cobalamina deve ser questionada em pacientes com quadros neuropsiquiátricos não explicados. A presença de anemia macrocística deve despertar a desconfiança de anemia perniciosa, possibilitando o diagnóstico precoce. A rápida intervenção com reposição de vitamina B12 provoca melhora clínica com regressão dos sintomas, além de prevenir complicações futuras.

Palavras-chave

Cobalamina, Vitamina B12, Anemia Perniciosa, Gastrite Atrófica.

Área

Clínica Médica

Instituições

FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gabrielly de Araújo Nora, Kamila Longo Martins, Valcyr Varnier Junior, Naira Juliana Santos Gomes, Matheus Mehret Moleta