Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Aneurisma do Seio de Valsalva: Relato de dois casos

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O aneurisma roto do seio de valsava é uma lesão cardíaca rara. A incidência é mais rara ainda nos países ocidentais. Estas lesões têm diferentes localizações e vários tipos de fístulas, geralmente o prognóstico é grave a menos que seja realizado o tratamento cirúrgico.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar o quadro clínico de dois aneurismas do seio de valsava roto para o interior do átrio direito.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: relato de caso, material obtido através da análise de prontuário.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RESULTADOS: No caso 1 paciente masculino, 26 anos, apresentou um quadro clínico de síndrome coronariana aguda com supra de segmento ST em parede lateral alta, Killip I, sendo realizada terapia trombolítica, porém, sem melhora do quadro clínico e eletrocardiográfico. Foi estabilizado e realizado cineangiocoronariografia, a qual não encontrou anormalidades. Após quatro dias de evolução, apresentou quadro de insuficiência cardíaca esquerda com melhora após introdução de terapia específica. O diagnóstico foi realizado por ecocardiograma transtorácico e a partir de então, encaminhado para a realização de correção cirúrgica. Recebeu alta hospitalar após o quinto dia do procedimento e permaneceu assintomático na reavaliação de trinta dias. No caso 2 paciente masculino, 61 anos, tabagista de longa data, foi admitido com um quadro insuficiência cardíaca direita de 6 meses de evolução. No exame físico apresentava turgência jugular patológica e a ausculta cardiopulmonar com sopro sistodiastolico, mais audível em borda esternal esquerda baixa, com frêmito. Apresentou melhora clínica após drenagem de liquido ascítico e introdução de medicações para insuficiência cardíaca. O ecocardiograma evidenciou aneurisma do seio de valsalva roto para o interior do átrio direito e hipertensão pulmonar. Realizou aneurismectomia e recebeu alta hospitalar no quinto dia após o procedimento, sem intercorrências. Porém, no 14º dia de pós-operatório evoluiu com insuficiência respiratória aguda e choque cardiogênico, devido sepse grave por pneumonia comunitária, sendo necessária internação em unidade de terapia intensiva (UTI). Na UTI teve piora progressiva do quadro clínico, evoluindo com alteração da função renal, difícil desmame ventilatório, indo a óbito por disfunção múltipla de órgãos.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O aneurisma do seio de valsalva está associado a complicações potencialmente fatais, entretanto o prognóstico após o tratamento é excelente. Assim, é importante fazer um diagnóstico rápido e preciso.

Palavras-chave

Palavras - chave: aneurisma do seio de valsalva, insuficiência cardíaca, aneurismectomia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas do Acre/FUNDHACRE - Acre - Brasil

Autores

Eluan Albuquerque de Lima, Janayna de Oliveira Alencar, Joicely Melo da Costa, Thiago da Costa Santos, Andre Alves Camelo