Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

UM DESAFIO DIAGNÓSTICO : LESÃO CUTÂNEA E BACTEREMIA POR Shewanella algae, RELATO DO PRIMEIRO CASO EM SANTA CATARINA

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução
Shewanella spp é um bacilo gram negativo encontrado principalmente em ambientes marinhos, que raramente causa infecções em seres humanos. O meio mais comum de infecção é o contato com água marinha, e o amplo espectro clínico das infecções causadas por este microorganismo compreende de infecção de pele e partes moles a meningite ou endocardite.

Objetivos

Objetivos
Relatar um caso de bacteremia por Shewanella algae secundária à infecção de pele e partes moles.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos
Relato de Caso

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Descrição do Caso
Paciente masculino, 52 anos, pescador, procedente de Florianópolis, previamente hígido, atendido em Serviço de Emergência em Novembro de 2014. Uma semana antes, enquanto pescava, feriu-se ao pisar em um peixe bagre marinho. No local traumatizado iniciou com dor, edema e hiperemia até terço médio de joelho esquerdo. O quadro progrediu com piora do edema, surgimento de bolhas de conteúdo serossanguinolento no dorso do pé acometido e sintomas sistêmicos. Foi instituído tratamento empírico com Oxacilina. Não houve melhora e apresentou febre, aumento da área de edema, ulcerações de bordas irregulares, secretivas com conteúdo piossanguinolento e áreas necróticas. Foi submetido a desbridamento cirúrgico e drenagem de grande quantidade de pus, e substituída antibioticoterapia por Cefepime e Clindamicina. Houve crescimento de Shewanella algae em duas amostras de hemoculturas, coletadas na admissão. Realizou tratamento por vinte e um dias, com resolução do qaudro infeccioso, e melhora significativa do aspecto da ferida.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais
Em paciente com infecção de pele e partes moles decorrente de ferimento em ambiente marinho, e em que o tratamento com antimicrobiano com espectro de ação para gram-positivo não resulte em melhora clínica, deve-se suspeitar precocemente de infecção por Shewanella spp. Embora rara, a infecção por este agente pode ser agressiva, com elevada morbimortalidade associada.

Palavras-chave

Shewanella algae, bacteremia, úlcera cutânea

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Governador Celso Ramos - Santa Catarina - Brasil

Autores

Luciana Menezes de Azevedo, Beatriz Marquardt Leite, Cinthia Signori, Sérgio Beduschi Filho, Angela Bueno Becker