Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS CLÍNICOS E OTONEUROLÓGICOS EM PACIENTES COM CONFLITO NEUROVASCULAR EM VIII PAR CRANIANO

Fundamentação/Introdução

As variações anatômicas da artéria cerebelar inferior anterior e da artéria cerebelar inferior posterior podem se relacionar patologicamente com o nervo vestibulococlear. O resultado dessa relação é a síndrome de compressão neurovascular do oitavo par craniano, que pode ser visualizada por ressonância magnética de crânio e cursa com alterações em exames otoneurológicos e sintomas como: perda auditiva, zumbido, vertigem, entre outros.

Objetivos

Identificar os sintomas e achados clínicos e otoneurológicos em pacientes com conflito neurovascular em oitavo par craniano e verificar se estes achados são estatisticamente significativos.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo transversal retrospectivo com a população de 14 pacientes que possuem alça vascular em oitavo par craniano em um serviço privado da cidade de Blumenau - SC. Coletou-se dados de prontuários, laudos de exames otoneurológicos e de ressonância magnética de crânio.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

O conflito neurovascular apresentou-se em maior frequência de forma bilateral e com uma distribuição simétrica entre os gêneros. No conflito a direita a alteração mais frequente foi a tontura; no conflito a esquerda foram dificuldade de entendimento da fala, surdez e eletrococleografia aumentada; no conflito bilateral foi a vectoeletronistagmografia evidenciando síndrome vestibular periférica irritativa. Não houve achado clínico ou otoneurológico estatisticamente significativo relacionado com a presença de alça vascular.

Conclusões/Considerações Finais

Os sintomas mais frequentes variam conforme a lateralidade do conflito. Como não houve associação entre a presença de conflito neurovascular e alterações otoneurológicas, é sugerido que o diagnóstico da síndrome causada pela compressão neurovascular deve ser de exclusão e correlacionando a clínica com achados otoneurológicos e de imagem.

Palavras-chave

Conflito neurovascular; Nervo vestíbulococlear; Achados Otoneurológicos;

Área

Clínica Médica

Instituições

FURB - Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

Evelyn Della Giustina, Jan Alessandro Socher, Marina Gabriela Engels