CORRELAÇÃO DE ANÁLISE GENÉTICA E DEFINIÇÃO DE PERFIL METABÓLICO EM PACIENTES SUBMETIDOS A ESTUDO GENÉTICO
A recente transformação do perfil epidemiológico nutricional com sobreposição de doenças nutricionais crônico não transmissíveis, associada ao mapeamento do genoma humano permite a interpretação das informações contidas no DNA e também análise de como os genes interagem com cada nutriente consumido na alimentação, processo esse denominado nutrogenômica. Torna-se possível assim, a elaboração de uma dieta personalizada voltada para o emagrecimento ou prevenção de doenças que atenda às necessidades de cada indivíduo segundo seu perfil genético.
Definir o perfil metabólico dos pacientes que procuraram avaliação genética em clínica de endocrinologia, a partir da análise de um “kit” de genes analisados em pacotes, como “Genodiet” usado neste estudo.
Estudo descritivo do tipo retrospectivo, cuja população de estudo foi 25 pacientes que procuraram clínica particular de endocrinologia. As informações genéticas foram analisadas mediante o uso do exame genético e permitiram a determinação de características metabólicas.
No total de 25 casos, a maioria deles tem melhor metabolização para carboidratos quando comparado à gordura. Em relação à gordura poliinsaturada, 64% não sofre seu efeito hipolipemiante, gerando predisposição à dislipidemia. Para o ácido fólico a minoria não consegue convertê-lo em sua forma ativa e para vitamina D a maioria não a metaboliza bem. Em geral, todos os analisados sofrem redução do efeito antioxidante e detoxicante. Referente à lactose, cafeína e sal a maioria dos pacientes são sensíveis aos mesmos. E no que diz respeito ao glúten, 44% não tem predisposição à doença celíaca detectada, 40% possui predisposição muito alta, 8% baixa e também 8% predisposição muito baixa.
Este estudo demonstrou que análise genética vem se popularizando na prática clínica corriqueira e também serve como alerta para não massificação das dietas, pois a metabolização é única e a alimentação deve ser direcionada a cada individuo. Entretanto, não é conclusivo por ainda se ter poucos estudos genéticos envolvendo população.
nutrogenômica, perfil metabólico, avaliação genética.
Clínica Médica
Faculdade Ingá - Paraná - Brasil
Natacha Aparecida Both, Seres Antonia Rolin Bono, Sidney Senhorini Junior, Silvia Cláudia Sirotti Meurer