Uma causa pouco comum de dor lombar: a síndrome do quebra-nozes, um relato de caso
Fundamentação/Introdução: a síndrome do quebra-nozes refere-se à compressão da veia renal esquerda entre a aorta e a artéria mesentérica superior, o que resulta em pressão elevada da veia renal esquerda e possível desenvolvimento de veias colaterais. Insuficiente conhecimento da história natural dessa condição resulta em incerteza na seleção do tratamento e os critérios de diagnóstico.
Objetivos: através de um relato de caso de síndrome do quebra-nozes, discutir os critérios de diagnóstico por imagem e seu devido tratamento.
Delineamento e métodos: relato de caso baseado em revisão de prontuário e análise de exames de imagem.
Descrição do caso: paciente do sexo feminino procura atendimento por dor lombar direita e picos febris. Foram solicitados exames laboratoriais e tomografia de pelve. A tomografia mostrou um pequeno cálculo em rim direito, alterações sugestivas de pielonefrite em rim direito e múltiplas varizes/circulação colateral em vasos pélvicos. O ângulo aorto-mesentérico era menor do que 30⁰, o que, relacionando com os dados clínicos, fundamentou a hipótese de síndrome do quebra-nozes.
Conclusões/Considerações Finais: embora a síndrome de quebra-nozes seja reconhecida por um longo tempo e possa ser encontrada por médicos em diferentes áreas da prática, sua compreensão é limitada. Insuficiente conhecimento da história natural dessa condição resulta em incerteza na seleção do tratamento e os critérios de diagnóstico.
Síndrome do quebra-nozes. Dor lombar. Artéria mesentérica superior.
Clínica Médica
Hospital São Vicente de Paulo - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
Waleska Maffei, Gabriela Albrecht, Thalis Laydner, Mariana Ambrós