Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Sinais e sintomas preditivos de depressão em idosos, a partir de 75 anos, na cidade de Jaqueira-PE

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução – O crescente envelhecimento populacional e a dificuldade e importância do diagnóstico de depressão entre os idosos despertaram a necessidade de avaliar a prevalência de sinais e sintomas sugestivos de depressão nos usuários, a partir de 75 anos, de uma Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade de Jaqueira-PE.

Objetivos

Objetivos – Avaliar a prevalência de idosos com sinais e sintomas preditivos de depressão, na população estudada, e conduzir a assistência para a definição diagnóstica e terapêutica, além de reavaliar o formato da consulta ao idoso, nas unidades de saúde.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos – O estudo foi realizado através de inquérito domiciliar, analítico, transversal e observacional, através de aplicação de versão reduzida, com cinco perguntas, da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, GDS-V (Yesavage, 1983), em indivíduos a partir dos 75 anos de idade, de ambos os sexos e moradores de zona rural ou urbana.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados – Dos 3012 usuários da USF, foi selecionada uma amostra de 62 indivíduos, dos quais 59 estavam aptos a responder o questionário GDS-V. A prevalência de indicativo de depressão correspondeu a 93,2% na população avaliada, com maior ocorrência entre as mulheres (97,22%). Estas corresponderam a 61,02% da população, enquanto os homens corresponderam a 38,98% da população avaliada e apresentaram indicativos de depressão em 86,95% de seu total. Com referência à moradia, os indivíduos que moravam na zona rural apresentaram indicativos de depressão em 100% dos casos. Os da zona urbana apresentaram índice de 91,48%.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais – Verificou-se alta prevalência de indicativo de depressão entre os idosos, com mais de 75 anos residentes, na cidade de Jaqueira-PE, embora com ainda maior prevalência no sexo feminino e em moradores da zona rural. O estudo reflete a necessidade de uma consulta mais atenta a essa problemática, na atenção básica, e sugere a inclusão de métodos que contribuam para a suspeita diagnóstica do médico e de toda a equipe de saúde, como o próprio GDS-V, no prontuário das USF.

Palavras-chave

Palavras-chave: depressão; depressão geriátrica; idoso; transtorno de humor; GDS.

Área

Clínica Médica

Autores

Jêmede Duarte Valença, Érico Novaes Primo, João Clímaco Martins Cintra, Marckson Alecksander Venâncio do Rego, Valdevino Alves dos Santos Filho