Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PÓLIPO PEDICULADO DE ESTÔMAGO CAUSANDO OBSTRUÇÃO PILÓRICA

Fundamentação/Introdução

Os pólipos gástricos são detectados em até 3% das Endoscopias Digestivas Altas – muitas vezes acidentalmente, porque estas lesões são raramente sintomáticas.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com uma rara obstrução do piloro por pólipos hiperplásicos pediculados.

Delineamento e Métodos

Realização de um relato de caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Adulto, 66 anos, masculino, branco, casado, procedente do interior de Imbuia-SC, com ensino médio completo, trabalhador rural, não fumante, previamente hipertenso, diabético tipo II e obeso mórbido, em uso de Captopril 25mg/2xdia e Metformina 850mg/3xdia. Procura atendimento médico com queixa de, há dois meses, ter iniciado com náuseas pós-prandiais e sensação, de plenitude gástrica, definida pelo o paciente como mal estar em região epigástrica após comer. Há um mês com inicio de vômitos pós-alimentares. Concomitantemente apresentou perda de peso de 22 kg. Sem cirurgias prévias, sem história prévia de câncer na família, pai hipertenso e mãe diabética. Ao exame físico, bom estado geral, sem alterações aparentes. Foi realizada uma Ultrassonografia de abdômen total que não apresentou alterações. Realizou-se em seguida uma Endoscopia Digestiva Alta que apresentou um pólipo pediculado de aproximadamente 1,8cm de comprimento (incluindo pedículo) e 0,9cm no seu maior diâmetro, localizado na parede posterior do antro com pedículo implantado a mais ou menos 1,4cm do piloro. Durante o exame observava-se a movimentação do pólipo que ora obstruía, ora desobstruía o piloro, com repetidas invaginações do pólipo para dentro do bulbo duodenal, acompanhando os movimentos peristálticos do estômago. Foi realizado polipectomia. Após realizou-se biópsia de antro e corpo gástrico, tendo também colhido material para pesquisa de H. Pylori (negativo). As biópsias e o pólipo foram e encaminhados para Exame Anatomopatológico. As biópsias de estômago não demonstraram nenhuma alteração anatomopatológica significativa, tendo o pólipo descrito como hiperplásico. No retorno, um mês após a polipectomia paciente repetiu endoscopia a qual não mostrou nenhuma lesão significativa. Paciente havia recuperado 12 kg do peso perdido e estava assintomático em relação às queixas gástricas.

Conclusões/Considerações Finais

O pólipo pediculado de estômago, ao contrário do que ocorre no cólon, é um achado infrequente. Uma oclusão de piloro por um pólipo pediculado é muito rara. O tratamento é simples desde que esteja histologicamente ausente de displasias.

Palavras-chave

Pólipo hiperplásico, oclusão pilórica por pólipo pediculado

Área

Clínica Médica

Autores

Adrian Frozi Filho, Thaíssa Antunes Mattar Valente