RELATO DE CASO: PÓLIPO PEDICULADO DE ESTÔMAGO CAUSANDO OBSTRUÇÃO PILÓRICA
Os pólipos gástricos são detectados em até 3% das Endoscopias Digestivas Altas – muitas vezes acidentalmente, porque estas lesões são raramente sintomáticas.
Relatar o caso de um paciente com uma rara obstrução do piloro por pólipos hiperplásicos pediculados.
Realização de um relato de caso.
Adulto, 66 anos, masculino, branco, casado, procedente do interior de Imbuia-SC, com ensino médio completo, trabalhador rural, não fumante, previamente hipertenso, diabético tipo II e obeso mórbido, em uso de Captopril 25mg/2xdia e Metformina 850mg/3xdia. Procura atendimento médico com queixa de, há dois meses, ter iniciado com náuseas pós-prandiais e sensação, de plenitude gástrica, definida pelo o paciente como mal estar em região epigástrica após comer. Há um mês com inicio de vômitos pós-alimentares. Concomitantemente apresentou perda de peso de 22 kg. Sem cirurgias prévias, sem história prévia de câncer na família, pai hipertenso e mãe diabética. Ao exame físico, bom estado geral, sem alterações aparentes. Foi realizada uma Ultrassonografia de abdômen total que não apresentou alterações. Realizou-se em seguida uma Endoscopia Digestiva Alta que apresentou um pólipo pediculado de aproximadamente 1,8cm de comprimento (incluindo pedículo) e 0,9cm no seu maior diâmetro, localizado na parede posterior do antro com pedículo implantado a mais ou menos 1,4cm do piloro. Durante o exame observava-se a movimentação do pólipo que ora obstruía, ora desobstruía o piloro, com repetidas invaginações do pólipo para dentro do bulbo duodenal, acompanhando os movimentos peristálticos do estômago. Foi realizado polipectomia. Após realizou-se biópsia de antro e corpo gástrico, tendo também colhido material para pesquisa de H. Pylori (negativo). As biópsias e o pólipo foram e encaminhados para Exame Anatomopatológico. As biópsias de estômago não demonstraram nenhuma alteração anatomopatológica significativa, tendo o pólipo descrito como hiperplásico. No retorno, um mês após a polipectomia paciente repetiu endoscopia a qual não mostrou nenhuma lesão significativa. Paciente havia recuperado 12 kg do peso perdido e estava assintomático em relação às queixas gástricas.
O pólipo pediculado de estômago, ao contrário do que ocorre no cólon, é um achado infrequente. Uma oclusão de piloro por um pólipo pediculado é muito rara. O tratamento é simples desde que esteja histologicamente ausente de displasias.
Pólipo hiperplásico, oclusão pilórica por pólipo pediculado
Clínica Médica
Adrian Frozi Filho, Thaíssa Antunes Mattar Valente