Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Hipotireoidismo como causa de miopatia

Fundamentação/Introdução

É uma síndrome clínica ocasionada por síntese/secreção insuficiente ou ação inadequada dos hormônios tireoideanos nos tecidos, resultando em lentificação generalizada do metabolismo. A miopatia hipotireoidea caracteriza-se por fraqueza muscular de predomínio proximal, cãimbras, mialgia, mixedema, podendo associar-se a reflexos tendinosos prolongados ou abolidos e alterações de sensibilidade. O hôrmonio tireoidiano regula a atividade muscular modulando a expressão de enzimas envolvidas no controle de energia do miócito e também mecanismos como controle dos canais para influxo do cálcio necessário para a contração muscular. A disfunção tireoideana pode causar diminuição dos canais de cálcio e conseqüente uma elevação de CK total.

Objetivos

Correlacionar possíveis etiologias para miopatia com distúrbios metabólicos.

Delineamento e Métodos

N.C.M.C, 23 anos, sexo feminino, hígida, com relato de que há seis meses iniciou dor em membros inferiores ao deambular, do tipo queimação, além de edema em pés e cãimbras em mãos e pernas. Informava que há algum tempo cursava com ganho de peso progressivo, rouquidão, rinite, obstrução nasal, odinofagia, cansaço excessivo, constipação intestinal, queda de cabelos e irregularidade menstrual. Há um mês acordou com forte dor em panturrilha esquerda o que dificultava deambulação. Exame físico apresentava - se com edema facial (principalmente em região palpebral) e discreta cianose labial. Aparelho cardiovascular com bradicardia; respiratório e abdominal sem alterações. Aparelho locomotor com edemas em membros inferiores ( 2+/4+). Dor a digitopressão em panturrilhas.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Exames laboratoriais com importante elevação da CK total ( 3447 U/l), aumento da desidrogenase lática 329 U/L, velocidade de hemossedimentação 28 mm/hora, TSH: 500 mcUI/mL, T4 livre 0,25 ng/dL e da aldolase 9,0. Demais exames como função reumatológica, hepática e renal, cinética de ferro, vitamina B12 e ácido fólico dentro da normalidade. Feito duplex scan venoso em membros inferiores com ausência de trombose venosa profunda. Diagnosticado, portanto, hipotiroidismo primário e iniciado terapêutica com levotiroxina e hidratação venosa durante a internação.

Conclusões/Considerações Finais

Alterações musculares são freqüentes em pacientes com distúrbio da tireóide sendo diagnóstico diferencial das miopatias.

Palavras-chave

miopatia; CKTotal; hipotiroidismo

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Maria Melo Mota, Vivian Domingos Feliciano, Camila Fioravanti Figueiredo , Leandro Souza Maia , Alessandro Luis Gonçalves