Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Análise das ocorrências traumáticas atendidas pelo serviço de urgência e emergência pré-hospitalar do norte do Ceará

Fundamentação/Introdução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região norte do Ceará, representado pela cidade de Sobral, vem prestando socorro a milhares de pacientes todos os anos, gerando uma demanda importante de ocorrências. O trauma é praticamente endêmico dessa região, em destaque os que envolvem motocicletas. Nesse sentido, são necessários estudos, melhorias e expansão do sistema de atendimento pré-hospitalar, pois este vem colaborando para a redução dos danos secundários decorrente de traumas em nosso meio.

Objetivos

Analisar, no âmbito pré-hospitalar, o perfil, o atendimento e o desfecho das ocorrências traumáticas assistidas pelo SAMU de Sobral no mês de Janeiro de 2015.

Delineamento e Métodos

Por meio de um estudo retrospectivo, transversal, observacional e analítico foram contabilizadas e analisadas as ocorrências reguladas e atendidas pelo SAMU de Sobral no primeiro mês do ano de 2015 (Janeiro) totalizando um número de 515 ocorrências. Os acadêmicos do Programa de Assistência Pré-Hospitalar (PAPH) fizeram um estudo incisivo acerca das causas traumáticas, tais como gênero, natureza e desfecho do caso, que foram organizadas em uma planilha para compor este estudo.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Das 515 ocorrências, 165 de natureza traumática foram analisadas. Foi observado que o perfil desse período tem a colisão automobilística (envolvendo carros, motocicletas, bicicleta ou caminhão) como causa da maior quantidade de chamados, totalizando cerca de 49,7% do total delas. O atendimento majoritário dessas ocorrências foi realizado pelas Unidades de Suporte Básico (USB) 1 e 2, perfazendo 36,55% do total de atendimentos. Por fim, o destino dos pacientes traumáticos foi na sua grande maioria para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, local onde 43,10% dos pacientes foram encaminhados a fim de receber o atendimento hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

Desse modo, observamos que, no quesito perfil das ocorrências, deve haver uma ação preventiva na população, objetivando diminuição dos acidentes automobilísticos. Ao assinalarmos que a maior parte dos atendimentos foi realizada pelas USB, percebemos que o treinamento e aprimoramento constante das equipes de socorro são essenciais, além do zelo pela integridade e funcionamento das ambulâncias do serviço. A análise do destino dos pacientes atendidos pelo SAMU Sobral nos alertou para o grande preparo que o local que vai recebê-los deve possuir, devendo receber aviso prévio a fim de organizarem materiais e equipes, objetivando a realização de um atendimento satisfatório.

Palavras-chave

Urgência/Emergência/Trauma/Colisão/SAMU/Atendimento Pré-Hospitalar

Área

Clínica Médica

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

CAMILA BURGOS RIBEIRO DA PENHA, CADMO SILTON ANDRADE PORTELA, ADAN HILLERY VIDAL DA SILVA, FRANCISCO LEANDRO FONTELES MOREIRA, WALDETH ESEQUIEL DE MORAIS JUNIOR