Análise das ocorrências traumáticas atendidas pelo serviço de urgência e emergência pré-hospitalar do norte do Ceará
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região norte do Ceará, representado pela cidade de Sobral, vem prestando socorro a milhares de pacientes todos os anos, gerando uma demanda importante de ocorrências. O trauma é praticamente endêmico dessa região, em destaque os que envolvem motocicletas. Nesse sentido, são necessários estudos, melhorias e expansão do sistema de atendimento pré-hospitalar, pois este vem colaborando para a redução dos danos secundários decorrente de traumas em nosso meio.
Analisar, no âmbito pré-hospitalar, o perfil, o atendimento e o desfecho das ocorrências traumáticas assistidas pelo SAMU de Sobral no mês de Janeiro de 2015.
Por meio de um estudo retrospectivo, transversal, observacional e analítico foram contabilizadas e analisadas as ocorrências reguladas e atendidas pelo SAMU de Sobral no primeiro mês do ano de 2015 (Janeiro) totalizando um número de 515 ocorrências. Os acadêmicos do Programa de Assistência Pré-Hospitalar (PAPH) fizeram um estudo incisivo acerca das causas traumáticas, tais como gênero, natureza e desfecho do caso, que foram organizadas em uma planilha para compor este estudo.
Das 515 ocorrências, 165 de natureza traumática foram analisadas. Foi observado que o perfil desse período tem a colisão automobilística (envolvendo carros, motocicletas, bicicleta ou caminhão) como causa da maior quantidade de chamados, totalizando cerca de 49,7% do total delas. O atendimento majoritário dessas ocorrências foi realizado pelas Unidades de Suporte Básico (USB) 1 e 2, perfazendo 36,55% do total de atendimentos. Por fim, o destino dos pacientes traumáticos foi na sua grande maioria para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, local onde 43,10% dos pacientes foram encaminhados a fim de receber o atendimento hospitalar.
Desse modo, observamos que, no quesito perfil das ocorrências, deve haver uma ação preventiva na população, objetivando diminuição dos acidentes automobilísticos. Ao assinalarmos que a maior parte dos atendimentos foi realizada pelas USB, percebemos que o treinamento e aprimoramento constante das equipes de socorro são essenciais, além do zelo pela integridade e funcionamento das ambulâncias do serviço. A análise do destino dos pacientes atendidos pelo SAMU Sobral nos alertou para o grande preparo que o local que vai recebê-los deve possuir, devendo receber aviso prévio a fim de organizarem materiais e equipes, objetivando a realização de um atendimento satisfatório.
Urgência/Emergência/Trauma/Colisão/SAMU/Atendimento Pré-Hospitalar
Clínica Médica
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
CAMILA BURGOS RIBEIRO DA PENHA, CADMO SILTON ANDRADE PORTELA, ADAN HILLERY VIDAL DA SILVA, FRANCISCO LEANDRO FONTELES MOREIRA, WALDETH ESEQUIEL DE MORAIS JUNIOR