Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

DOR ABDOMINAL DEVIDO RUPTURA ESPONTÂNEA DE ARTÉRIA PANCREÁTICA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

Nos serviços de Emergência, quadros não traumáticos de dor abdominal súbita e de forte intensidade correspondem a cerca de 10% dos atendimentos. Uma grande variedade de doenças graves pode se manifestar como causa de dor abdominal, exigindo muitas vezes dos médicos emergencistas o diagnóstico rápido e preciso para a garantia de uma maior taxa de sobrevida dos pacientes. No entanto, observa-se que até 25% desses quadros permanecem sem diagnóstico, revelando assim a dificuldade na avaliação destes tipos de casos. O diagnóstico da hemorragia intra-abdominal não traumática mostra-se muitas vezes difícil para o clínico devido às manifestaçãoes inespecíficas e a falta de recursos de imagens.

Objetivos

Exposição de caso sobre um paciente com queixa de dor abdominal intensa, atendido no pronto atendimento e diagnosticado com ruptura espontânea de artéria pancreática.

Delineamento e Métodos

Revisão da literatura crítica nas bases de dados MEDLINE e SciELO, somado a um relato de caso sobre ruptura espontânea de artéria pancreática.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente J.A.M., 73 anos, diabético, hipertenso e hipotireoideu, compareceu ao pronto atendimento com queixa de dor abdominal difusa intensa, confusão mental, prostração, sudorese, oligúria e relato de síncopes. Realizado ultrassom abdominal que revelou massa inespecífica em topografia do estômago. Encaminhado para o Centro de Tratamento Intensivo onde recebeu ressuscitação volêmica sendo iniciada noradrenalina a 200 ml/h e transferido com urgência para o bloco cirúrgico. Durante laparotomia de emergência observou-se grande quantidade de sangue emretroperitôneo sendo realizado clampeamento de artéria pancreática. Após o procedimento o paciente permaneceu estável, tendo recebido alta em boas condições clínicas.

Conclusões/Considerações Finais

A hemorragia intra abdominal é uma das principais causas de dor abdominal grave, cujo diagnostico difícil muitas vezes retarda o tratamento levando o paciente ao óbito. Cabe ao clínico a capacidade de realização de um diagnóstico rápido e preciso, contribuindo assim para uma maior sobrevivência do paciente.

Palavras-chave

ruptura da artéria pancreática, dor abdominal , síncope, noradrenalina

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marilucy Oliveira Santos, Cassia Rafaela Leão Brito, Matheus Donola Carvalho Castro, Gleyson Henrique dos Santos Pena Lanza, Leonardo Arruda Moraes Raso