Perfil dos candidatos à doação de sangue em Santa Catarina, Sul do Brasil
As características demográficas têm sido associadas à chance de se tornar doador de sangue pela primeira vez e retornar para doações subsequentes. De outro modo, doação por motivação tem sido associada com o risco de transmissão de infecções transmissíveis pelo sangue
Compreender as características demográficas dos candidatos à doação de sangue, suas motivações e os fatores associados ao seu retorno para doações subsequentes, e contribuir para o planejamento e esforços para aumentar a oferta de sangue seguro.
Um estudo transversal, incluindo todos os candidatos à doação de sangue do HEMOSC de setembro 2010 a setembro de 2012.
Dos 124.662 candidatos, 55,4% eram do sexo masculino, 50,0% tinham idade entre 16 e 29 anos, 96,7% de auto-relatou sua cor da pele branca, 37,4% haviam concluído o ensino médio ou educação profissional, 68,6% eram doadores de primeira vez, 5,6 % eram doadores de repetição, e 72,0% dos aprovados na triagem clínica não direcionaram sua doação a uma pessoa específica. Local de residência, sexo do doador como do sexo masculino, cor da pele auto-referida como preto ou parda, com 20 anos de idade ou mais, ter concluído o ensino médio ou educação profissional, e não tendo dirigido doação a uma pessoa específica foram todos associados com a doação de retorno dentro de 12 meses.
A baixa frequência de candidatos com histórico de doações anteriores nos últimos 12 meses indica uma necessidade de maiores esforços para motivar as doações subsequentes no Estado.
Doadores de sangue. Segurança do Sangue. Transversais Estudos.
Clínica Médica
RAFAEL MARIANO GISLON DA SILVA, EMIL KUPEK, TATIANA DA SILVA OLIVEIRA MARIANO