Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Perfil dos candidatos à doação de sangue em Santa Catarina, Sul do Brasil

Fundamentação/Introdução

As características demográficas têm sido associadas à chance de se tornar doador de sangue pela primeira vez e retornar para doações subsequentes. De outro modo, doação por motivação tem sido associada com o risco de transmissão de infecções transmissíveis pelo sangue

Objetivos

Compreender as características demográficas dos candidatos à doação de sangue, suas motivações e os fatores associados ao seu retorno para doações subsequentes, e contribuir para o planejamento e esforços para aumentar a oferta de sangue seguro.

Delineamento e Métodos

Um estudo transversal, incluindo todos os candidatos à doação de sangue do HEMOSC de setembro 2010 a setembro de 2012.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Dos 124.662 candidatos, 55,4% eram do sexo masculino, 50,0% tinham idade entre 16 e 29 anos, 96,7% de auto-relatou sua cor da pele branca, 37,4% haviam concluído o ensino médio ou educação profissional, 68,6% eram doadores de primeira vez, 5,6 % eram doadores de repetição, e 72,0% dos aprovados na triagem clínica não direcionaram sua doação a uma pessoa específica. Local de residência, sexo do doador como do sexo masculino, cor da pele auto-referida como preto ou parda, com 20 anos de idade ou mais, ter concluído o ensino médio ou educação profissional, e não tendo dirigido doação a uma pessoa específica foram todos associados com a doação de retorno dentro de 12 meses.

Conclusões/Considerações Finais

A baixa frequência de candidatos com histórico de doações anteriores nos últimos 12 meses indica uma necessidade de maiores esforços para motivar as doações subsequentes no Estado.

Palavras-chave

Doadores de sangue. Segurança do Sangue. Transversais Estudos.

Área

Clínica Médica

Autores

RAFAEL MARIANO GISLON DA SILVA, EMIL KUPEK, TATIANA DA SILVA OLIVEIRA MARIANO