Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Febre amarela e sua cobertura vacinal na Região Norte

Fundamentação/Introdução

Introdução
A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa de notificação compulsória causada por um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus. Clinicamente, a febre amarela pode se apresentar assintomática, oligossintomática, moderada, grave e maligna. Nas formas mais graves cursa com a tríade icterícia, hemorragias e insuficiência renal aguda, tendo letalidade de 20 a 50%. Na natureza, o deposito natural do vírus são os primatas e o Haemagogus é o seu principal vetor. Uma grande preocupação são os casos urbanos, onde o homem passa a ser o reservatório e o Aedes aegypti o vetor, podendo haver rápida disseminação. A vacina é a principal proteção contra surtos e epidemias. Faz-se necessário a vigilância epidemiológica e a realização de pesquisas, a fim de aperfeiçoar a prevenção e de reduzir ainda mais as chances destes tipos de incidente.

Objetivos

Objetivos
Este estudo teve por objetivo determinar o quantitativo de casos de FA notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) nos estados da região Norte no período de 2005 a 2014 identificando quais os mais acometidos e correlacionando os achados a cobertura vacinal no mesmo período.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos:
Este estudo, do tipo quantitativo, teve como fonte para a coleta dos registros dos casos de FA o SINAN, e para as informações de cobertura vacinal o DATASUS (Departamento de Informática do SUS), ambos correspondentes ao período de 2005 a 2014. A estratificação e tabulação dos dados foi feita em planilha do Microsoft Excel 2010.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados:
Os Estados que atingiram uma menor cobertura vacinal na imunização contra FA foram Acre, nos anos 2005, 2006 e 2014; Amapá, nos anos 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011; e Roraima, nos anos 2012 e 2013. Foram contabilizados 14 casos de FA na região Norte durante o período de 2005 a 2014. O estado com maior número de notificações foi o Amazonas (8 casos), seguido do Amapá (3 casos), Pará (2 casos) e Roraima (1 caso). O ano com maior número de notificações foi 2005, com 4 casos, sendo 3 no Amazonas.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais:
A existência de casos de FA encontrada na região norte, considerada endêmica para a doença, chama a atenção para a necessidade da constante vigilância e incentivo a imunização, com intuito de atingir a maior cobertura vacinal. Apesar do vírus da FA não poder ser controlado em ambiente silvestre, a infecção humana e a disseminação urbana podem ser prevenidos através da vacina.

Palavras-chave

Febre amarela; Cobertura vacinal; Região Norte

Área

Clínica Médica

Autores

Jaqueline Fernandes Tavares, Antônio Carlos Cavalcante Correia, Felipe Rodrigues Martins de Melo, Gilberto Tavares dos Santos Junior, Luciana da Silva Caetano